Quinta-Feira, 1 de Maio de 2025
Esportes
05/10/2019 11:52:00
Geração 2020: ginastas de 16 anos ganham os holofotes no Mundial de Ginástica

Globo Esporte/LD

Imprimir

Em meio aos grandes astros da ginástica artística, um grupo de jovens promessas chama a atenção. São meninas ainda, com apenas 16 anos, mas já despontam como estrelas em ascensão em seu primeiro ano na categoria adulta. Sunisa Lee, Giorgia Villa, Li Shijia e as gêmeas Alice e Asia D'Amato buscam no Mundial de Stuttgart um lugar no hall de grandes ginastas, além da classificação para a Olimpíada de Tóquio 2020. E o GloboEsporte.com apresenta as principais novatas, com chances reais de pódio na Alemanha.

Sunisa Lee (Estados Unidos)

A ginasta de apenas 16 anos vive um sonho e um pesadelo em 2016. Em seu primeiro ano entre as adultas, ela se desatacou na forte equipe americana como a segunda melhor do país. Ficou apenas alguns décimos atrás da estrela Simone Biles na seletiva do país no individual geral e liderou a disputa nas barras assimétricas. Sunisa é candidata ao pódio em Stuttgart.

O feito da jovem ginasta ganha ainda mais força quando se sabe o drama familiar que a aflige. Seu pai Houa John Lee caiu de uma árvore há poucos meses e ficou paralisado do peito para baixo. Ele ainda está internado para tratar a lesão medular e não vai ter alta antes da estreia da filha no Mundial, no sábado.

Sunisa é da etnia Hmong, grupo originário da região montanhosa do Sul China.

Giorgia Villa (Itália)

A italiana de 16 anos é a grande aposta entre as calouras do Mundial de Stuttgart. Ela foi a estrela da Olimpíada da Juventude do ano passado, em Buenos Aires, onde faturou três ouros e uma prata, incluindo o principal título, o do individual geral.

Giorgia se apaixonou pela ginástica logo na primeira aula aos quatro anos de idade. Aos 10 anos se mudou de Ponte San Pietro para Brescia, onde treina sua principal inspiração, Vanessa Ferrari, campeã mundial em 2006.

Uma pequena fratura em um dedo da mão direita em março atrapalhou seu início na categoria adulta, mas Giorgia já está pronta para o desafio no Mundial.

Li Shijia (China)

A ginasta vai completar 16 anos durante o Mundial de Stuttgart. Apesar de estar entre as mais jovens da competição, não se intimidou. Chegou à competição como vice-campeã da seletiva chinesa e deu show na classificatória. Li Shijia conseguiu 14,500 pontos na trave para liderar o aparelho no primeiro dia de disputas, além de ter somado 55,732 pontos e se colocado no terceiro posto do individual geral.

Alice e Asia D'Amato (Itália)

Junto com Giorgia Villa, as gêmeas Alice e Asia são pilares da renovada equipe italiana, que briga pelo pódio em Stuttgart. As duas cresceram nesta temporada e tiveram grandes resultados nas competições nacionais da Itália. Atual campeã italiana, Asia se destaca no salto e por pouco não foi ao pódio do Europeu deste ano. Alice conquistou o bronze nas barras assimétricas do continental.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias