Globo Esporte/LD
ImprimirO Grêmio efetivou a proposta pelo centroavante Luis Suárez e aguarda a resposta do uruguaio. A intenção é que a negociação não se arraste e a expectativa é que haja uma resposta até o fim desta quinta-feira por um pedido do clube gaúcho.
O projeto apresentado diretamente ao joagdor foi de dois anos de contrato. O Grêmio delimitou um valor limite que poderia gastar no mercado na busca por um centroavante. O excedente na conta precisaria ser bancado por parceiros. O clube entendeu que era possível absorver a chegada do jogador mesmo com os investimentos já feitos.
Essa era a última pendência. O Tricolor conseguir compor com empresas um plano de marketing que vai contemplar o salário do uruguaio, que seria o maior do elenco. O negócio, portanto, é fechado também com a participação de empresas.
O clube gaúcho se reuniu com os agentes do atleta, que estavam em Porto Alegre junto com o meio-campista Felipe Carballo, reforço apresentado pelo Tricolor. A oferta foi apresentada junto ao projeto e uma resposta é esperada para os próximos dias.
Os dirigentes do Grêmio tinham a intenção de ouvir se Suárez estaria disposto a jogar no Brasil antes de efetuar a oferta. Suárez já jogou com Carballo no Nacional e com Lucas Leiva quando ambos estavam no Liverpool.
Reviravoltas e esperança
Durante a campanha eleitoral, o presidente eleito Alberto Guerra fez uma proposta na qual pagaria o maior salário do elenco, na casa dos R$ 1,5 milhão. O suporte financeiro viria de empresas.
Dias depois, ainda antes do pleito, a resposta do estafe do jogador foi negativa. Durante a Copa do Mundo, Luís Suárez agradeceu o interesse tricolor e disse estar focado somente na disputa do torneio. A resposta repercutiu bem pelos lados da Arena e CT Luiz Carvalho.
No entanto, no dia 15 de dezembro, o vice de futebol do Grêmio, Paulo Caleffi, recebeu uma ligação de um dos representantes de Suárez. Na conversa, o agente informou ao dirigente que a iminente transferência para o Los Angeles Galaxy, da MLS, havia caído.
Desde então, Guerra e o departamento de futebol estudam formas de tornar o sonho possível. O cenário, porém, é outro em comparação com a primeira oferta apresentada ao uruguaio e agora o clube pensa em um "negócio diferente" com o auxílio de mais de um investidor.