Globo Esporte/LD
ImprimirHoras antes de defender as cores de seu país diante do México, na estreia da Copa das Confederações, neste domingo, o elenco da seleção portuguesa foi surpreendido com a notícia de que um incêndio deixou 58 mortos e 62 feridos na região de Pedrógão Grande. A tragédia em Portugal imediatamente deixou os atletas tocados e levou a federação local a solicitar à Fifa um minuto de silêncio antes do confronto na Arena Kazan, neste domingo, às 12h (de Brasília). Os jogadores decidiram divulgar uma carta em solidariedade às famílias das vítimas.
- Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemo-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração - diz um trecho da carta, assinada pelos 23 atletas.
A homenagem de Cristiano Ronaldo e companhia ainda será estendida por toda a partida, quando os jogadores utilizarão em seu uniforme uma faixa preta, em sinal de luto pelas vítimas fatais no incidente. Segundo a Federação Portuguesa, todos os atletas e membros da comissão técnica decidiram juntar uma verba para enviar ao município de Pedrógão Grande e ajudar as famílias envolvidas.
O protocolo da Fifa, que costuma seguir um padrão exato em competições oficiais, sofrerá uma grande alteração por conta das homenagens. Após o minuto de silêncio na Arena Kazan - pedido aceito pela entidade prontamente - ainda será lida uma mensagem de solidariedade em português, inglês e russo.
Leia a carta do elenco português na íntegra:
"O dia em que iniciamos a participação na Taça das Confederações é igualmente um dia de grande consternação e dor para o País que orgulhosamente representamos.
A tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, que reclamou a vida de tantos dos nossos compatriotas, não pode deixar ninguém indiferente e certamente não nos deixa a nós.
Nesta hora tão triste, enviamos as mais sentidas condolências às famílias, amigos e entes queridos das vítimas dos incêndios.
Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemo-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração.
Fernando Gomes Fernando Santos Rui Patrício Bruno Alves Pepe Luís Neto Raphael Guerreiro José Fonte Cristiano Ronaldo João Moutinho André Silva Bernardo Silva Nélson Semedo José Sá Danilo Pereira William Carvalho André Gomes Pizzi Nani Gelson Martins Eliseu Ricardo Quaresma Cédric Soares Beto Adrien Silva"