Sábado, 3 de Maio de 2025
Esportes
16/11/2015 16:34:00
Série B: após derrota, Botafogo tem 89% de chances de conquistar o título

Globo Esporte/LD

Imprimir

Apesar da derrota em casa por 3 a 0 para o Santa Cruz, o Botafogo segue como amplo favorito para ser o campeão da Série B do Brasileiro, favorecido pela vitória do Paraná sobre o vice-líder América-MG por 1 a 0, em Curitiba. Com os resultados, a diferença entre as duas equipes continua sendo de cinco pontos após o término da 36ª rodada. Líder da competição, com 68 pontos, e único clube já garantido matematicamente na elite do futebol brasileiro em 2016, o Glorioso tem 89% de chances de conquistar o título, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

Além do Alvinegro, apenas o Coelho (10%) e o Vitória (1%) têm remotas chances de levantar a taça. Com 63 pontos, as duas equipes estão praticamente garantidas na Primeira Divisão do ano que vem, com 99% e 98% de possibilidades, respectivamente.

  • Para ficar com o título sem depender de outros resultados, basta o Botafogo vencer o ABC na próxima rodada. Mesmo que empate ou perca, o clube vai depender de um simples empate em casa no último jogo, contra o América-MG, para ser campeão. Além de vencer os dois jogos restantes (contra Ceará e Botafogo), o América-MG tem que torcer para o Botafogo, no máximo, empatar contra o ABC na próxima rodada. O Vitória tem apenas 1% de chance, pois Botafogo e América-MG ainda jogam entre si na última rodada. O time baiano tem que vencer seus dois jogos restantes (contra Luverdense e Santa Cruz), torcer por duas derrotas do Botafogo e ainda depender de um tropeço do América-MG em casa contra o Ceará na próxima partida - explica Tristão.

Com o triunfo sobre o Botafogo, no Engenhão, o Santa Cruz chegou aos 61 pontos e deu um grande passo para assegurar a quarta e última vaga na Série A. Faltando apenas duas rodadas para o fim do Brasileirão, o Tricolor pernambucano tem 90% de probabilidades de subir. O time abriu quatro pontos de vantagem para o Bragantino, quinto colocado com 57 pontos, mesma pontuação de Náutico e Sampaio Corrêa.

Embora estejam empatados, o Massa Bruta tem 8% de chances de conseguir o acesso, enquanto o Timbu e o Bolívia Querida têm apenas 2%. Tal diferença é explicada pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local. Tanto o Náutico como o Sampaio poderiam estar em melhor situação, mas os resultados não ajudaram. Mesmo jogando com o apoio do seu torcedor, o Timbu não passou de um empate por 1 a 1 diante do CRB. O Tricolor maranhense, por sua vez, perdeu fora de casa o confronto direto contra o Bragantino por 3 a 0. Com menos vitórias que o Santa Cruz (18), Náutico (16) e Sampaio Correa (15) precisam vencer os dois jogos restantes para continuarem sonhando com o acesso.

Na luta para escapar do Z-4, com três clubes já rebaixados - ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim - a expectativa é pela definição do último clube que vai cair e disputar a Série C em 2016. A principal disputa é entre Macaé e Ceará, que se complicou novamente na competição. Além de perder para o Vitória por 1 a 0, no Barradão, o Vozão, com 41 pontos, foi ultrapassado pelo time do Norte Fluminense, que derrotou o Atlético-GO fora de casa por 4 a 3. De acordo com o matemático Tristão Garcia, a probabilidade de o Ceará ser rebaixado é de 46%. Com 42 pontos, o risco de queda do Macaé é de 28%. Atlético-GO (15%) e Oeste (11%) também não escaparam ainda definitivamente do rebaixamento.

  • Com 45 pontos, um clube ainda pode ser rebaixado. Nas duas últimas rodadas teremos dois confrontos diretos envolvendo os quatro clubes que ainda lutam para não cair - Atlético-GO x Oeste e Ceará x Macaé. Ao Oeste basta vencer um jogo (contra Atlético-GO ou Paysandu). A situação é a mesma do Atlético-GO, que ainda enfrenta o Oeste e o Bahia. O Macaé garante a sua permanência na próxima rodada se vencer em casa o já rebaixado Boa Esporte, e o Ceará perder para o América-MG, em Belo Horizonte. Para ficar na Série B sem depender de outros resultados, o Ceará precisa vencer os dois jogos restantes, ou então, empatar com o América-MG fora de casa e ganhar o confronto direto contra o Macaé na última rodada. Caso vença o time mineiro e empate com o Macaé, o Ceará chega aos 45 pontos e terá que torcer para Atlético-GO ou Oeste não ultrapasse essa pontuação - afirma Tristão.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias