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Geral
13/11/2012 09:00:00
Novo refrigerante promete eliminar gordura
Você consegue imaginar um bacon light, batatas fritas anticelulite ou um cheesecake que dá firmeza à pele? Pois esse mesmo paradoxo está no refrigerante que elimina gordura, nova invenção da Pepsi.

Terra/LD

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Foto: Divulgação
\n \n Você\n consegue imaginar um bacon light, batatas fritas anticelulite ou um cheesecake\n que dá firmeza à pele? Pois esse mesmo paradoxo está no refrigerante que\n elimina gordura, nova invenção da Pepsi. De acordo com o jornal El País, a bebida\n chamada Special será lançada amanhã no Japão e promete dificultar a absorção de\n gordura pelo intestino. O milagre deve vir da dextrina não digerível, usada em\n suplementos de fibra dietética. A empresa desenvolveu ainda uma fórmula para\n eliminar o gosto desagradável dessa substância. O produto será vendido por 150\n ienes, cerca de R$ 4,50.\n \n Com\n a Special, a Pepsi segue os passos da Kirim Mets Cola, primeiro refrigerante\n com dextrina que conseguiu aprovação para comercialização pelas autoridades\n japonesas. Desde seu lançamento, em abril, a bebida tem sido um grande sucesso,\n atingindo a expectativa de venda para 6 meses em apenas dois dias no mercado.\n Porém, de forma estranha, a Kirin Mets Colo e a Pepsi Special se vendem como\n "alimentos para uso específico de saúde".\n \n Ainda\n não se sabe se as empresas multinacionais de refrigerantes pretendem lançar\n produtos semelhantes em outros países. No entanto, com o sucesso das bebidas na\n Ásia e o aumento da má reputação do consumo de refrigerantes para saúde em todo\n o mundo, elas podem acabar ganhando espaço na Europa e Estados Unidos. Afinal,\n a palavra refrigerante aparece cada vez mais associada com excesso de peso e\n obesidade.\n \n Segundo\n o colunista do El País,\n Mikel López Iturriaga, esse tipo de bebida é por excelência um produto de\n características nutricionais absurdas: não apresentam nenhum benefício ao\n corpo, são altamente calóricos e possuem produtos químicos que, mesmo sem serem\n necessariamente nocivos, são desnecessários para o organismo. No caso das\n versões diet, o açúcar é substituído por adoçantes de baixa caloria, mas que\n podem estimular o cérebro a ter vontade de consumir doces e alimentos engordativos.\n É claro que não tem problema tomar um refrigerante de vez em quando, porém, o\n mais indicado é recorrer à água ou suco de frutas natural.\n \n De\n acordo com o Departamento de Saúde da Cidade de Nova York, um refrigerante por\n dia pode fazer você engordar 4 kg em um ano e meio. Por isso, a cidade declarou\n guerra a esse tipo de produto, chegando a proibir a comercialização de\n embalagens com mais de 500 ml. "Que absurdo, porque você compra dois e é\n isso", muitos disseram. Sim, mas dessa forma você está ciente de que você\n está tomando o dobro da quantidade recomendada para uma pessoa. Sem mencionar\n que o aumento da obesidade nos Estados Unidos é cada vez mais relacionado com o\n tamanho das porções.\n \n A\n Pepsi Special surge nesse contexto oferecendo o sonho de comer um hambúrguer\n com bacon tranquilo e sem culpa. Porém, ao impedir a absorção de gordura, o\n líquido também bloqueia algumas gorduras essenciais para o bom funcionamento do\n corpo. Além disso, o produto também não elimina outras questões relacionadas ao\n refrigerante, como as altas doses de adoçantes e capacidade de causar vício no\n consumidor.\n \n Enquanto\n isso, na França, a Coca-Cola se associou à empresa farmacêutica Sanofi para\n desenvolver "bebidas de beleza". O produto chamado Beautific Oenobiol\n mistura água, frutas e "aditivos nutritivos" e deve ser vendido em\n farmácias a partir do ano que vem. Entre as promessas estão o aumento da\n vitalidade, perda de peso, fortalecimento de unhas e cabelos, além de uma dose\n extra de brilho para a pele. Parece que o conceito de alimentos funcionais está\n mesmo ganhando espaço na indústria de refrigerantes.\n \n \n \n \n
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