Sexta-Feira, 15 de Agosto de 2025
Geral
21/08/2013 09:16:18
Prefeitura de Nova Alvorada do Sul adere ao programa Antitabagismo
O prefeito Municipal de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto recebeu nesta terça-feira (20), a secretária de saúde do município, Adeliza Abrami e os coordenadores das unidades de saúde para apresentar o plano de ação do dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Da Assessoria/LD

Imprimir
\n \n O prefeito\n Municipal de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto recebeu nesta terça-feira (20),\n a secretária de saúde do município, Adeliza Abrami e os coordenadores das\n unidades de saúde para apresentar o plano de ação do dia 29 de agosto, Dia\n Nacional de Combate ao Fumo.
\n
\n “O câncer é uma doença que pode ser evitada, tratada e, principalmente, curada,\n quanto antes for feito o diagnóstico, maior a chance de cura”. Aponta à\n psicóloga Suéllen Barcelos, durante a apresentação do plano de ação da\n secretaria de saúde.
\n
\n Segundo uma pesquisa feita em abril deste ano, 1,7 milhão de casos de câncer\n serão detectados no Brasil até 2030 e mais de 1 milhão de mortes ocorrerão\n anualmente,nbsp; por este motivo que a prefeitura municipal visa conscientizar\n a população da importância de tomar cuidados de prevenção.
\n
\n O prefeito Juvenal Neto destaca a importância da secretaria de saúde em proporcionar\n aos munícipes ferramentas para quem quer largar o cigarro, e conscientizar a\n população para que não iniciem este processo. “O maior dos malefícios do\n consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença.\n Além desse, o cigarro também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentre\n outros. O tratamento do câncer de pulmão é muito sofrido, tanto para o paciente\n quanto para sua família, pois é um tipo de câncer que pode levar facilmente ao\n óbito, em razão da sua capacidade de se disseminar para outras áreas do corpo,\n e o programa antitabagismo que a prefeitura por meio da secretaria de saúde vai\n implantar em Nova Alvorada do Sul, tem como foco principal atender os\n interessados para que não possamos vivenciar cenas como esta na cidade” conta\n Neto.
\n
\n Cigarro
\n
\n Desde 1840 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionando um grande aumento\n de pessoas que fumam por todo o mundo. Antes, os cigarros eram feitos\n manualmente, como os cigarros de palha.
\n
\n Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias\n químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.
\n
\n A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou\n fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a\n nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de\n bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado,\n etc.
\n
\n O fumo é uma planta variável em mais de sessenta espécies, que podem ser preparadas\n para mascar, cheirar ou fumar. Porém, apenas algumas delas são cultivadas para\n o processo de industrialização.
\n
\n O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo.
\n
\n O tabagismo não é facilmente curado, pois os efeitos do cigarro são processados\n pelo cérebro e causam prazer. Com isso, o tratamento volta-se para\n psicoterapias, acupuntura, uso de adesivos e chicletes de nicotina (que juntam\n pequenas quantidades da mesma no organismo até que a pessoa chegue à baixa\n taxa), inaladores ou sprays nasais.
\n
\n Os maiores produtores de fumo do Brasil são os estados do Rio Grande do Sul,\n Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia. As espécies mais cultivadas são de fumo\n para cigarro, charuto, cachimbo e o fumo de corda (aquele de rolo).\n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias