Terça-Feira, 6 de Maio de 2025
Geral
18/04/2013 07:49:58
TAM pode ser multada em R$ 6 mi após preços diferentes no site
A empresa tem prazo de dez dias, a partir do recebimento da notificação, para responder. Caso seja constatada infração, a TAM pode ser multada em até R$ 6 milhões.

Terra/LD

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\n \n O\n Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça\n (MJ) notificou a TAM Linhas Aéreas nesta quarta-feira para que a empresa preste\n esclarecimentos sobre as denúncias de que havia diferença de preços na oferta\n de passagens aéreas destinadas aos consumidores brasileiros e consumidores\n residentes em outros países. A empresa tem prazo de dez dias, a partir do\n recebimento da notificação, para responder. Caso seja constatada infração, a\n TAM pode ser multada em até R$ 6 milhões.\n \n A\n venda mais barata de passagens no site em inglês foi compartilhada no Facebook\n por volta das 13h de terça-feira. Era possível ver a diferença comparando o\n site do mesmo voo nas duas línguas. Além do preço - até cinco vezes menor -\n clientes que buscarem pelo site internacional também têm mais opções de escolha\n dentre os pacotes oferecidos pela companhia aérea.\n \n Na\n terça-feira, o Terra testou dois voos em ambas as lojas virtuais. No voo\n JJ4726, do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o de Confins, na região\n metropolitana de Belo Horizonte, a passagem no modo Básico era comercializada\n por R$ 685 no site em português. Exatamente a mesma passagem custava US$ 70 (R$\n 138) no site em inglês.\n \n No\n site em português, o voo JJ3942, com saída de Congonhas (SP) e destino ao\n aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, não tinha a opção básica mais\n disponível. Com isso, o usuário era obrigado a comprar, no mínimo, a opção Flex\n por R$ 763. Porém, o mesmo voo era comercializado na opção básica por US$ 77\n (cerca de R$ 152) no site em inglês. Caso a opção fosse pela Flex, o voo pelo\n site internacional continuaria mais barato e sairia por US$ 310 (R$ 613)\n \n Procurada,\n a TAM afirmou que "ocorreu um erro no sistema de disponibilização de\n tarifas, causando uma grande diferença nos preços, para iguais trechos, em\n nossos sites do Brasil e do exterior. O erro foi temporário e já foi corrigido,\n graças ao alerta de nossos clientes".\n \n A\n empresa ressaltou ainda que "trabalha com o conceito de composição\n dinâmica de preços, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior. Sendo\n assim, o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de\n passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado.\n Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera,\n obedecendo às legislações locais".\n \n Sobre\n a notificação, a TAM afirmou que "foi notificada e vai prestar todos os\n esclarecimentos necessários ao órgão".\n \n \n \n \n
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