Sábado, 3 de Maio de 2025
Geral
03/07/2012 09:00:00
ANS avalia suspender 40 planos de saúde do país após receber queixas
Agência analisou 4.682 reclamações de beneficiários entre março e junho. Das 1.016 empresas médico-hospitalares, 162 tiveram algum problema.

G1/PCS

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\n \n A\n Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão do Ministério da Saúde que\n regula os planos de saúde, estuda suspender a comercialização de planos de 40\n operadoras. Segundo denúncias de usuários, essas empresas estariam descumprindo\n prazos máximos de atendimento médico.\n \n Em\n dezembro do ano passado, a ANS criou a garantia do prazo máximo que deve\n abranger consultas, exames e cirurgias. A medida tem como objetivo garantir que\n os usuários tenham acesso rápido ao atendimento médico por meio do plano de\n saúde. O prazo máximo varia de acordo com o procedimento – nos casos mais\n complexos, chega a 21 dias úteis.\n \n Nesta\n terça-feira (3), a ANS divulgou o resultado de uma pesquisa feita entre 19 de\n março e 18 de junho, baseada em 4.682 reclamações feitas por usuários. A\n agência faz esse monitoramento a cada três meses.\n \n Nesse\n último acompanhamento, a ANS constatou que 105 planos apresentaram queixas em\n dois períodos de avaliação – desses, 40 se encaixariam no critério para a\n suspensão das vendas, e a medida está sendo analisada pela ANS.\n \n Caso\n seja confirmada a suspensão, os usuários que já tiverem contratado o plano\n continuarão sendo atendidos normalmente. Filhos e cônjuges ainda poderão ser\n incluídos como dependentes. Será proibida apenas a venda para novos\n consumidores.\n \n Das\n 1.016 empresas médico-hospitalares em atividade no Brasil, 162 receberam pelo\n menos uma queixa. Destas, 82 ficaram acima da média de reclamações,\n considerando o porte e o tipo de atenção prestada. Entre as 370 operadoras\n odontológicas, duas tiveram problemas.\n \n Multas e medidas administrativas
\n As operadoras de saúde que não cumprem os prazos definidos pela ANS estão\n sujeitas a multas de R$ 80 mil ou R$ 100 mil, para situações de urgência e\n emergência.\n \n Em\n caso de descumprimentos constantes, os planos podem sofrer medidas\n administrativas, como a suspensão da comercialização de parte ou de todos os\n seus produtos e até a possibilidade de afastamento dos dirigentes da empresa.\n \n Por\n isso, o consumidor deve prestar atenção. Após tentar agendar o atendimento com\n os profissionais ou estabelecimentos de saúde credenciados e não obter sucesso\n dentro do prazo máximo previsto, deve entrar em contato com a operadora para\n uma alternativa. Nesse contato, a pessoa deve anotar o número de protocolo, que\n servirá como comprovante da solicitação.\n \n Se\n a operadora não oferecer solução, o consumidor deverá, tendo em mãos o número\n do protocolo, fazer a denúncia à ANS por meio de um dos canais de atendimento:\n Disque ANS (0800 701 9656), Central de Relacionamento no site da agência ou\n ainda, presencialmente, em um dos 12 núcleos da ANS nas principais capitais\n brasileiras.
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