Sábado, 3 de Maio de 2025
Geral
27/01/2021 17:54:00
Após adiar Carnaval de rua, governo do Estado estuda cancelar ponto facultativo

Correio do Estado/LD

Imprimir

O ponto facultativo de Carnaval pode ser cancelado em Mato Grosso do Sul como forma de conter o avança do coronavírus no Estado. Com a festa adiada, o governo estuda anular o feriado prolongado dos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

O governador em exercício, Paulo Corrêa alegou que é uma forma de impedir aglomerações e evitar novos casos de infecções. Após reunião com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, Corrêa afirmou que a decisão será anunciada na sexta-feira (29).

Mato Grosso do Sul já recebeu do Governo Federal três remessas com mais de 190 mil doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, o Estado é a unidade federativa com melhor desempenho na distribuição dos imunizantes aos municípios, com índice de 86,8%.

Apesar disso, a unidade federativa ainda possui 12.270 casos ativos da doença, sendo 11.752 em isolamento domiciliar, e 518 pacientes internados de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (27).

Com novos 582 infectados, Mato Grosso do Sul chega a 158.340 pessoas que tiveram contato com o vírus, 2.848 delas morreram.

A média móvel da última semana indica que houve a confirmação diária de cerca de 754 novos casos e 18 óbitos causados pela doença.

“Queremos continuar a ser modelo para imunização em todo o País. Em um curto espaço de tempo fizemos a distribuição das duas primeiras remessas que chegaram. A terceira que chegou ontem (25) à noite, por ser um quantitativo pequeno (10.200 doses), vamos guardar e esperar para distribuir junto com a próxima remessa que vier. Isso pensando na logística que construímos, para que tenhamos maior efetividade na distribuição em menos de 12 horas", explicou Geraldo Resende.

No encontro, que aconteceu na tarde de terça-feira (26), o governador interino também pediu a inclusão de idosos acima de 80 anos nos grupos prioritários da vacinação em Mato Grosso do Sul.

“Respeitando o Plano Nacional de Imunizações (PNI), com o novo quantitativo de vacinas que vier, queremos priorizar os idosos - primeiro aqueles com mais de 90 anos e depois os que estão acima dos 80”.

Mais feriados A Saúde já sentiu os impactos causados por outros pontos facultativos. A prefeitura de Campo Grande anunciou abertura de 10 leitos de UTI no primeiro dia útil do ano, após feriados de natal e Réveillon.

No total, Mato Grosso do Sul terá 16 dias de feriados e pontos facultativos em 2021, sendo nove feriados, entre estaduais e nacionais, e sete pontos facultativos. Apenas duas datas caem em um fim de semana.

O calendário, oficializado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) no Diário Oficial do Estado em dezembro, é "para cumprimento pelos órgãos e as entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual".

Os feriados municipais não entram no decreto estadual, mas devem ser observados pelas instituições do Poder Executivo Estadual nas referidas localidades.

Já os pontos facultativos estabelecidos em decretos municipais e federais não se aplicam aos órgãos públicos do Estado.

Confira todos os feriados e pontos facultativos de 2021: Fevereiro

Dia 15 (segunda-feira) - Carnaval (ponto facultativo que pode ser cancelado)

Dia 16 (terça-feira) - Carnaval (ponto facultativo que pode ser cancelado)

Dia 17 (quarta-feira) - Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até às 13h que pode ser cancelado)

Abril

Dia 2 (sexta-feira) - Paixão de Cristo (feriado nacional)

Dia 21 (quarta-feira) - Tiradentes (feriado nacional)

Maio

Dia 1° (sábado) - Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)

Junho

Dia 3 (quinta-feira) - Corpus Christi (ponto facultativo)

Setembro

Dia 7 (terça-feira) - Independência do Brasil (feriado nacional)

Outubro

Dia 8 (sexta-feira) - Dia do Servidor Público (ponto facultativo/antecipação do dia 28 de outubro)

Dia 11 (segunda) - Criação do Estado de MS (feriado estadual)

Dia 12 (terça-feira) - Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

Novembro

Dia 2 (terça-feira) - Finados (feriado nacional)

Dia 15 (segunda-feira) - Proclamação da República (feriado nacional)

Dezembro

Dia 24 (sexta-feira) - Véspera de Natal (ponto facultativo)

Dia 25 (sábado) - Natal (feriado nacional)

Dia 31 (sexta-feira) - Véspera de Ano Novo (ponto facultativo)

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias