Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025
Geral
07/08/2013 10:55:46
Criatividade no título ajuda a garantir boa nota na redação do Enem
Assim como na hora de escolher um livro ou um filme, o título é o que mais chama atenção antes da leitura de uma redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Terra/LD

Imprimir
\n \n Assim como na hora de escolher um livro ou um filme, o título é o\n que mais chama atenção antes da leitura de uma redação do Exame Nacional do\n Ensino Médio (Enem). Segundo professores especialistas na prova, é parte\n importantíssima da avaliação, mesmo não sendo obrigatório. Com ele, além de\n apresentar o tema, é possível causar uma boa impressão nos corretores logo no\n começo da leitura. \n \n "Filmes bons com títulos ruins não chamam tanto a atenção dos\n espectadores. Com a redação é igual. O título serve como rótulo do texto",\n afirma a professora de língua portuguesa Nina Morena, do Colégio\n Anglo-Americano, no Rio de Janeiro. \n \n Apesar de opcional, o título também deve seguir algumas\n recomendações para não ter a nota descontada no Enem. Professora de redação do\n Colégio e Curso Pensi, também no Rio, Carolina Pavanelli vê nesta pequena frase\n que antecede o texto um artifício importante para mostrar originalidade. Isso\n porque o título deve ser criativo e ter uma sacada. "O melhor título é\n aquele que não entrega o ouro de uma vez só. Faz com que a pessoa fique curiosa\n para ler", diz. "Vale lembrar que esta prova exige a conquista dos\n avaliadores, que darão notas melhores para os textos que mais lhe surpreenderem\n de forma positiva." \n \n Na opinião das professoras, o modelo de título ideal é aquele que\n consegue apresentar, breve e sinteticamente, o tema e que tenha a ver com a\n redação escrita pelo aluno, para não ficar deslocado ou sem propósito. Ainda\n deve ter o cuidado de não revelar o desfecho - o ponto alto, portanto - da\n redação. "O título não precisa ser genial, só precisa haver uma ligação\n com o tema. Além disso, o candidato deve evitar muitos verbos, que deixam a\n frase muito longa. O ideal é que tenha em torno de três palavras",\n recomenda Carolina. \n \n Uma dica importante: a professora orienta os alunos a escreverem o\n título por último, apenas depois de toda a redação estar pronta, para conseguir\n relacioná-lo com o resto do texto. “Uma forma de mostrar coesão - que vale 200\n pontos na prova - é fazer referência do título com a introdução ou com a\n conclusão. Criando o título por último, portanto, o candidato saberá fazer a\n relação circular com o texto", diz. \n \n Se a dúvida é sobre o que evitar em um título, as professoras têm\n a resposta na ponta da língua. Palavras estrangeiras, clichês e chavões não são\n bem-vistos pelos avaliadores. Segundo Carolina, o uso desses recursos pode\n mostrar a falta de criatividade - e até mesmo de leitura - do candidato.\n "Frases batidas como “que país é esse?” e “Brasil, mostra a sua cara!”,\n por exemplo, mostram que o aluno não se esforçou para pensar em um título\n original". Carolina ainda ressalta que, caso queira utilizar símbolos, o\n aluno precisa ser muito criterioso. Um exemplo é colocar uma arroba em um texto\n que se refere à globalização. "É fundamental que haja uma relação com o\n tema proposto", diz. \n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias