Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025
Geral
01/07/2013 09:00:00
Estouro de pneus na F1 é desastre de relações públicas para Pirelli
A frase corre agora o risco de alarmar os motoristas depois de uma semana de estouros de pneus em alta velocidade no Grande Prêmio da Inglaterra.

Reuters Brasil/LD

Imprimir
\n \n "Leve a performance da F1 para seu carro", diz o slogan\n no site da fabricante italiana de pneus Pirelli. A frase corre agora o risco de\n alarmar os motoristas depois de uma semana de estouros de pneus em alta\n velocidade no Grande Prêmio da Inglaterra. \n \n A Pirelli, que fornece os pneus para todas as 11 equipes da\n Fórmula 1, sofreu o revés de patrocinar a categoria nesta segunda-feira, quando\n imagens de pneus em pedaços apareceram em milhões de televisores de todo mundo.\n \n \n "Pneus do terror", era a manchete na contracapa do\n jornal britânico Daily Mail, enquanto o Times escreveu "Estrada para o\n inferno quando caos nos pneus quase suspende grande prêmio".\n \n O episódio lembrou a catástrofe de relações públicas que atingiu\n no ano passado a companhia britânica G4S, quando ela não conseguiu fornecer\n todos os guardas de segurança necessários para a Olimpíada de Londres, forçando\n os organizadores a recrutar soldados e expondo a empresa ao ridículo. \n \n Os especialistas em esporte a motor da Pirelli corriam para\n descobrir o que provocou os cinco problemas com pneus durante o Grande Prêmio\n da Inglaterra em Silverstone. Buscavam saber se o problema era com o produto\n deles ou se a culpa era da pista. \n \n Temendo por sua segurança, os pilotos levantaram a possibilidade\n de boicotar o Grande Prêmio da Alemanha, no fim de semana que vem, caso\n mudanças não sejam feitas. O último brasileiro a morrer em uma corrida da\n categoria foi o brasileiro Ayrton Senna, em 1994. \n \n As complicadas regras da Fórmula 1, a política interna e a\n rivalidade entre as equipes complicaram os esforços da Pirelli para fazer bons\n pneus de corrida nesta temporada, mas essas sutilezas foram deixadas de lado\n pela maioria dos espectadores. \n \n "Muitas dessas coisas estão além do controle deles",\n disse Joel Seymour-Hyde, da agência de marketing esportivo Octagon. \n \n "No fim das contas, seu produto é um pneu. Ele equipa um\n carro veloz e falhou espetacularmente", acrescentou. \n \n O Grande Prêmio da Inglaterra é a oitava prova das 19 etapas da F1\n nesta temporada. Em nenhuma outra corrida o estouro de pneus foi um problema. \n \n Os pneus da Pirelli estiveram no centro da controvérsia desde o\n início da temporada, com os pilotos reclamando que têm de diminuir sua\n velocidade para impedir que eles comecem a se desgastar com somente algumas\n voltas de uso. \n \n Uma das possíveis soluções seria retomar os compostos usados no\n ano passado, como sugeriu a Red Bull, equipe atual campeão da categoria. \n \n A Pirelli, quinta maior fabricante mundial de pneus, é a única\n fornecedora da Fórmula 1 desde 2011, sob um contrato que vence no final desta\n temporada. \n \n As 11 equipes pagam à Pirelli pelo uso dos pneus e também levam a\n marca da empresa nos seus carros. Elas reclamam que a propaganda que fazem para\n a empresa supera em muito o custo dos pneus. \n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias