Sábado, 3 de Maio de 2025
Geral
01/06/2013 08:04:38
Famasul pede suspensão imediata das demarcações ao representante do CNJ
A reunião que aconteceu nesta sexta-feira (31), no Tribunal de Justiça de MS, reuniu parlamentares, entidades ligadas ao agronegócio e representante da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Famasul/LD

Imprimir
\n \n A suspensão\n imediata das demarcações e o julgamento dos embargos declaratórios relativos ao\n caso Raposa Serra do Sol, com suas 19 condicionantes, foram as reivindicações\n do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul),\n Eduardo Riedel, ao juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça\n (CNJ) e coordenador do Fórum de Assuntos Fundiários, Rodrigo Rigamonte. A\n reunião que aconteceu nesta sexta-feira (31), no Tribunal de Justiça de MS,\n reuniu parlamentares, entidades ligadas ao agronegócio e representante da\n Fundação Nacional do Índio (Funai).
\n
\n O juiz, Rodrigo Rigamonte, está em Campo Grande a pedido do ministro do Supremo\n Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que solicitou solução, mesmo que temporária,\n para os conflitos gerados a partir da disputa por terra no Estado e requisitou\n às entidades envolvidas na reunião, um relatório sobre as invasões indígenas,\n até o início de julho.
\n
\n No início da tarde de hoje, em coletiva de imprensa, Riedel confirmou que os\n produtores rurais do MS são orientados a agir dentro da legalidade. O presidente\n também cobrou uma atitude mais efetiva do Governo Federal e reforçou que a\n criação de mecanismos de compra de áreas privadas pode amenizar os atuais\n conflitos.
\n
\n Em relação à audiência pública realizada com a ministra da Casa Civil, Gleisi\n Hoffmann, em Brasília, na terça-feira (28), quando foi solicitado um mapeamento\n da situação de invasão no MS, Riedel confirmou que o documento completo foi\n entregue à ministra, em menos de 24 horas. “Todas as informações sobre as áreas\n invadidas no Estado, já estão nas mãos do Governo Federal. Agora, esperamos as\n atitudes que serão tomadas”, enfatizou.
\n
\n Para a Famasul, os conflitos estão ocorrendo devido as ações inadequadas tomadas\n pela Funai que, ao invés de resolver os problemas sociais das comunidades\n indígenas, opta por incitar as invasões.\n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias