CGN/LD
ImprimirMato Grosso do Sul registrou 14.158 notificações relacionadas ao trabalho em 2024, conforme dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, com base no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O número representa um aumento de 19% em relação a 2023 e de 175% nos últimos quatro anos.
Entre as principais causas estão acidente de trabalho grave, câncer relacionado ao trabalho, dermatoses ocupacionais, acidente com exposição a material biológico, intoxicação exógena, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconioses, transtornos mentais, lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares.
O relatório também aponta crescimento nos casos de adoecimento mental no ambiente de trabalho. Em 2024, foram concedidos 6.982 benefícios previdenciários por saúde mental, que significa um aumento de 52% em comparação a 2023, que teve 4.597 auxílios-doença acidentários pelo mesmo motivo.
No ano passado, cerca de 30% dos afastamentos por saúde mental foram motivados por depressão e 33% por transtornos de ansiedade. Os setores com maior número de notificações são administração pública (17%), serviços hospitalares (14%) e setor bancário (8%).
Os dados do Sinan representam apenas casos que foram encaminhados ao Ministério da Saúde, podendo não refletir a totalidade dos casos já que nem todos são notificados aos órgãos competentes.
Abril Verde -As informações foram divulgadas pelo TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado em 28 de abril.
Para marcar a data, será realizado o evento “Riscos Psicossociais e a NR1” na próxima segunda-feira (28), das 13h30 às 17h, no auditório da OAB/MS. A ação integra a campanha nacional “Abril Verde”, que reforça a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
A programação conta com duas palestras: “O Senso Comum e sua Repercussão no Ambiente do Trabalho”, com o auditor fiscal do trabalho Flávio de Oliveira Nunes, e “O Meio Ambiente de Trabalho na Perspectiva dos Fatores de Riscos Psicossociais”, ministrada pelo auditor fiscal Kleber Pereira de Araújo e Silva.
O evento é gratuito e voltado a profissionais da área de segurança do trabalho, engenheiros, técnicos, advogados(as), magistrados(as) e servidores(as).