Sábado, 3 de Maio de 2025
Geral
31/01/2025 18:00:00
Piloto estava a 200 metros da pista de pouso quando avião caiu em MS

AB/LD

Imprimir

O acidente aéreo que matou o pilotoLucas Gomes Basílio Becker, de 35 anos, ocorreu a 200 metros da cabeceira da pista de pouso. Ele estava em processo de aterrissagem quando houve o acidente, nessa quinta-feira (30), em Iguatemi.

A delegada Ana Cláudia Medina, titular doDepartamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e que coordena a investigação, disse que o pilotou decolou de Caarapó e foi até a fazenda para fazer um trabalho.

No local, ele iria carregar o avião com agrotóxico para fazer a aplicação.

"Ele só estava reconhecendo a área, fez uma passage baixa para ver se não tinha bicho na pista e acabou caindo na beira de uma estrada. Ele caiu a 200 metros da cabeceira da pista, estava fazendo uma manobra já para o pouso e nessa manobra acabou tendo um sinistro", disse a delegada.

Após a queda, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas Lucasmorreu no local.

Inicialmente, na noite de ontem, foi priorizado a liberação do corpo do piloto, enquanto os demais levantamentos começaram nesta sexta-feira (31).

"Preservamos os destroços da aeronave, hoje fizemos o estudo do local em si, da aeronave, das condições da performance de voo adotada, das condições que foram empregadas nesse voo que acabou em sinistro e óbito do piloto", disse a delegada.

Como se trata de um tipo de acidente complexo, será feito ainda um estudo de cenário e novas diligências, tanto pelo Dracco, quanto por uma equipe da Embraer de São José dos Campos, que é a fabricante da aeronave, e equipe doCentro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O avião pertencia a coopetativa agroindustrial C. Vale, que informou, em nota, que o piloto agrícola se preparava para aterrissagem em uma pista particular.

A cooperativa diz ainda que está prestando assistência aos familiares da vítima e à disposição das autoridades competentes.

Em consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), no site Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave consta com situação normal de aeronavegabilidade, sem nenhuma restrição.

Confira a nota completa da C. Vale:

"A C.Vale informa que, na data de hoje, 30 de janeiro de 2025, houve um acidente aéreo que vitimou o piloto agrícola Lucas Gomes Basílio Becker. O acidente aconteceu durante a aterrissagem da aeronave modelo Embraer 201A Ipanema /PT-UCW, em uma pista particular no município de Iguatemi (MS). As autoridades de resgate estão no local e a cooperativa aguarda novas informações da perícia e da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A C.Vale está à disposição das autoridades competentes e prestando assistência aos familiares da vítima.”

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias