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Geral
18/07/2013 09:00:00
Portos paranaenses investem em estrutura para receber fertilizantes
O terminal portuário da Ponta do Felix, em Antonina, no Paraná, está ativando um segundo guindaste para desembarque de fertilizantes, que deve dobrar a capacidade de movimentação no terminal, segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação da Administração dos Portos de Antonina e Paranaguá (A

UOL/LD

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\n \n O terminal portuário da Ponta do Felix, em Antonina, no Paraná,\n está ativando um segundo guindaste para desembarque de fertilizantes, que deve\n dobrar a capacidade de movimentação no terminal, segundo nota divulgada pela\n assessoria de comunicação da Administração dos Portos de Antonina e Paranaguá\n (Appa). \n \n De acordo com o diretor comercial do terminal, Cícero Simeão, o\n terminal acabou de fechar um contrato com uma empresa, que é dona da maior\n jazida de cloreto de potássio do mundo, que fica na Bielorrússia. O cloreto de\n potássio é um dos principais componentes usados na formulação de fertilizantes.\n O contrato prevê a importação de 10 milhões de toneladas do produto ao longo de\n 10 anos. \n \n "O novo guindaste vai permitir que o desembarque de\n fertilizantes por meio do porto de Antonina fique até três vezes mais rápido.\n Com este novo equipamento, passamos a ter uma capacidade de descarga de até 20\n mil toneladas do produto por dia", afirma Simeão, em nota. \n \n A Appa afirma que o contrato, juntamente com uma série de\n melhorias operacionais, devem consolidar ainda mais os portos paranaenses como\n principais importadores de fertilizantes no país e uma importante porta de\n distribuição do produto. O Brasil importa mais de 70% dos adubos que consome.\n Somente em potássio, as compras internacionais chegam a 90% da demanda interna.\n \n \n Em Paranaguá, a Fospar - terminal especializado no recebimento de\n fertilizantes - acaba de adquirir um novo guindaste que vai agilizar ainda mais\n as operações. O novo guindaste vai começar a operar em abril de 2014. O\n equipamento trará ganhos operacionais como maior capacidade de carga, segurança\n na operação e menor tempo de manutenção. \n \n De acordo com o secretário de infraestrutura e logística, José\n Richa Filho, as melhorias operacionais que estão sendo implantadas vão reforçar\n a posição do Paraná como maior importador de fertilizantes do Brasil. \n \n No primeiro semestre deste ano, o Brasil importou 10 milhões de\n toneladas de fertilizantes, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria\n e Comércio (Mdic). Os números apontam que 47% do produto chegou pelos portos de\n Paranaguá e Antonina. \n \n No fechamento do primeiro semestre de 2013, os portos paranaenses\n registraram alta de 22% na importação de fertilizantes ante o mesmo período de\n 2012, totalizando 4,7 milhões de toneladas do produto. \n \n \n \n \n
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