Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025
Geral
12/01/2012 11:34:07
União vai cobrar Artuzi pelos custos das eleições realizadas em fevereiro de 2011
AGU decidiu processar os prefeitos afastados pelas despesas da Justiça com o pleito suplementar

Correio do Estado/PCS

Imprimir

A União cobrará do ex-prefeito Ari Artuzi (PMN) as despesas geradas pelas eleições suplementares em Dourados, realizadas no dia 6 de fevereiro de 2011, quando foi eleito o prefeito Murilo Zauith (PSB).

A Advocacia Geral da União (AGU) não apresentou valores do custo das eleições em Dourados. Artuzi renunciou ao mandato dentro do Presídio Federal em Campo Grande para escapar de processo de cassado aberto na Câmara Municipal.

O ex-prefeito estava preso e responde a várias ações penais e cíveis por integrar organização criminosa, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público do Estado, que teria desviado mais de R$ 30 milhões dos cofres públicos.

No primeiro semestre à frente da administração de Dourados, Artuzi foi alvo da Operação Owari da Polícia Federal para apurar desvio de verbas públicas. Em 2010, acabou sendo preso juntamente com quase todos os vereadores de Dourados, além de secretários municipais, servidores e empreiteiros, na Operação Uragano da Polícia Federal.

Nos últimos anos, segundo AGU, por causa dos prefeitos cassados, a União bancou as despesas das eleições suplementares convocadas justamente porque os mandatos dos candidatos eleitos são posteriormente suspensos por crimes eleitorais ou seus registros de candidatura definitivamente indeferidos. Há casos de corrupção, como foi de Ari Artuzi.

\n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias