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12/06/2013 09:00:00
Usar comandos de voz no trânsito é mais perigoso que fazer uma ligação, diz pesquisa
Usar comandos de voz no trânsito é mais perigoso que fazer uma ligação, diz pesquisa

Uol/AB

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\n As alternativas para envio de SMS ou para responder e-mail por meio de comandos de voz acabam causando mais distração aos motoristas que falar ao telefone. A descoberta foi feita por meio de uma pesquisa realizada pela AAA (Associação Automobilística Americana). De acordo com a entidade há um consenso de que ao usar aplicativos de comandos de voz, o motorista sempre estará com as mãos no volante e com a atenção voltada para a estrada. No entanto, a pesquisa descobriu que usar tais aplicações no trânsito exige mais atenção que fazer uma chamada, conversar com um passageiro, ouvir um áudio-livro e ouvir música. Quanto maior a concentração exigida para executar uma tarefa, maior a probabilidade de o motorista desenvolver o que os pesquisadores chamaram de "desatenção cega". Ou seja, a atenção no tráfego acaba quase toda voltada para a tarefa de emitir comandos de voz, deixando detalhes como sinais de trânsito e os espelhos do carro de lado. Dessa forma, as pessoas, por mais que estejam olhando para frente, não conseguem tomar decisões seguras. "As pessoas não estão enxergando o que elas precisam ver enquanto dirigem", disse Peter Kissinger, presidente e diretor-executivo da aliança automobilística. "Em relatórios preenchidos pela polícia há comentários do tipo “olhei, mas não vi”. Nós achávamos que eles estavam mentindo, mas agora nós sabemos que isso é verdade". Pesquisadores da universidade de Utah, que conduziram a pesquisa encomendada pela AAA, analisaram as ondas cerebrais, o movimento dos olhos, o desempenho no volante e outros indicadores com 32 estudantes, enquanto eles dirigiam e faziam alguma outra atividade – como ouvir música ou enviar e-mails. Uma das teses defendidas por David Strayer, professor de psicologia da instituição de ensino americana, é que lidar com aplicações que não necessitam das mãos exigem grande concentração, pois o motorista deve pensar de forma muito precisa em seu comando para ele ser obedecido – aliás, ele está conversando com um computador. Além disso, a resposta ao comando pode não ser tão clara, pois as vozes de robô de aplicativos costumam ser mais difíceis de compreender. "Quanto mais complexas forem as interações [entre o motorista e aplicações de comandos de voz], maior a probabilidade de haver deficiências enquanto você dirige", conclui Strayer. \n \n
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