Assessoria/AB
A Prefeitura de Alcinópolis participou da mobilização nacional contra o Aedes aegypti no último sábado (13). O mosquito é transmissor dos vírus da dengue, zika,chikungunya e febre amarela. Por isso os altos índices de infestação nas cidades brasileiras constituem uma ameaça importante à saúde pública.
Em um trabalho de conscientização da população e limpeza da cidade, participaram do mutirão aproximadamente 150 pessoas. A ação envolveu as secretarias municipais e funcionários públicos, a Câmara Municipal, Defesa Civil e voluntários. Equipes foram divididas e percorreram todas as regiões do município orientando os moradores sobre como prevenir o mosquito e combater as doenças transmitidas por ele.
Os moradores foram orientados a colocar o lixo de seus quintais na porta de casa para que a Prefeitura recolhesse. Para isso, uma equipe foi formada e o trabalho continua ao longo desta semana. "Os caminhões não param e o trabalho continua para que todo material seja recolhido", explicou o Prefeito Ildomar Carneiro Fernandes, que também participou do mutirão.
De acordo com a enfermeira Jaqueline Borges,integrante do comitê técnico de Combate e Prevenção da Dengue, as ações estão saindo conforme o planejado e já estão sendo analisadas as informações colhidas durante o mutirão. "O importante agora é mantermos a calma e pensarmos em ações que continuem sendo eficazes e, lógico, imediatas", explicou.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Edilso Cotonett enfatizou que o Comitê Municipal de Combate e Prevenção da Dengue fará uma reunião está semana para avaliar o mutirão e o planejar novas ações. "Preliminarmente a situação é crítica e já adianto , como Defesa Civil , que teremos que fazer um estratégia para eliminar os focos dos terrenos baldios e beira das estradas", disse.
O Comitê de Combate a Dengue vai sugerir à Gestão Pública Municipal que haja notificações e até multas para casos em que seja identificados focos do mosquito, principalmente nos terrenos.