VERSÃO DE IMPRESSÃO
Alcinópolis
14/05/2015 11:00:00
Prefeitura realiza ações de combate ao abuso e exploração sexual

Assessoria/AB

Foto: Divulgação

Entre os dias 11 e 15 de maio a Prefeitura de Alcinópolis, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS), em parceria com a Polícia Civil, está realizando a Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, que é lembrada no Dia 18 de maio. Esta data foi criada e definida por uma Lei Federal.

O intuito da ação é convocar e mobilizar toda a sociedade a participar desta luta, mostrando a importância de se prevenir, responsabilizar e denunciar esse crime. “O CREAS está pronto para acolher e tomar providências”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Luziano Furtado.

O intuito da ação é convocar e mobilizar toda a sociedade a participar desta luta, mostrando a importância de se prevenir, responsabilizar e denunciar esse crime. “O CREAS está pronto para acolher e tomar providências”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Luziano Furtado.

Quem também está envolvido com a ação é o investigador da Polícia Civil, Nelson Barros, que ministrou palestras sobre o tema abordando o crime no âmbito da legislação penal brasileira, explicando sobre o perfil do abusador, as consequências físicas e psicológicas para quem sofre o abuso e ainda como agir diante de um caso de exploração sexual.

De acordo com o investigador, o abusador pode ser qualquer pessoa.Geralmente do sexo masculino, pode ser o próprio pai ou padrasto da vítima. “Na minoria dos casos o abusador é um estranho para a criança. Ele pode ser um parente, um irmão, um amigo ou um vizinho”, disse.

De acordo com o investigador, o abusador pode ser qualquer pessoa. Geralmente do sexo masculino, pode ser o próprio pai ou padrasto da vítima. “Na minoria dos casos o abusador é um estranho para a criança. Ele pode ser um parente, um irmão, um amigo ou um vizinho”, disse.

Tanto CREAS como a Polícia Civil orientam a população que, ao perceber que uma criança ou adolescente está sendo abusado, haja com amor e nunca pressione a vítima. “Deixe que a criança se sinta confortável para falar sobre o assunto. Deixe-a tranquila para que conte o que aconteceu e, em hipótese alguma, castigue-o”, finalizou o investigador.

Como denunciar

Caso saiba de alguém que está sendo abusado sexualmente ou você mesmo esteja enfrentando este problema, procure o CREAS, localizado na Avenida Averaldo Fernandes Barbosa, nº847, ou a Polícia Civil, pelo telefone 3260-1828.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação