VERSÃO DE IMPRESSÃO
Brasil
18/12/2013 09:00:00
Após mais de dez anos, Dilma Rousseff escolhe caças suecos para a FAB
O país comprará 36 caças da Suécia na milionária licitação na qual competiram também os Estados Unidos e a França

eBand/PCS

Após mais de dez anos, a presidente Dilma \n Rousseff escolheu caças suecos para a FAB (Força Aérea Brasileira). A \n aeronave sueca Saab Gripen NG foi a vencedora do processo de \n concorrência para aquisição de aviões de caça. O país comprará 36 caças \n na milionária licitação na qual competiram também os Estados Unidos e a \n França.

Depois de anos de discussões, a presidente decidiu que a \n empresa sueca é a vencedora da licitação avaliada em US$ 4,5 \n bilhões.nbsp;Para substituir os velhos Mirage da Força Aérea brasileira, o \n caça Gripen NG da Saab competia com o F/A-18 Super Hornet da \n norte-americana Boeing e o Rafale da francesa Dassault.

O \n ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Aeronáutica, Juniti \n Saito, convocaram uma coletiva de imprensa para divulgar oficialmente o \n resultado da licitação.

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio \n Lula da Silva chegou a anunciar, em 2009, a compra dos aviões franceses,\n que foram favoritos durante muitos anos, embora depois tenha recuado e \n deixado a decisão para sua sucessora, Dilma Rousseff.

Um dos \n principais requerimentos brasileiros é a transferência irrestrita de \n tecnologia para fabricar os aviões e equipar a indústria de defesa do \n país.

Rousseff adiou, no começo de 2011, a decisão sobre os \n caças por causa de cortes orçamentários, apesar de a Força Aérea \n insistir na urgência da decisão