MMN/PCS
Um bebê, que nasceu prematuro de cinco meses, voltou à vida pouco antes do próprio velório no sábado (25) em Rio Branco (AC). A criança foi dada como morta após o parto na sexta-feira (24).
O parto normal foi realizado na Maternidade Bárbara Heliodora. Porém, a equipe médica constatou o óbito e informou à família, que é de Pauiní, município no sul do Amazonas.
Cerca de 12 horas depois, já prestes a ser velado, parentes abriu o caixão e notaram que a criança se mexia. De volta à unidade médica, foi constatado que o bebê estava de fato vivo.
A criança foi internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da maternidade. O estado é considerado grave por conta da prematuridade, mas estável, conforme boletim médico divulgado neste domingo (26).
A Sesacre (Secretaria de Estado de Saúde do Acre) informou que abriu um procedimento de apuração interna para esclarecer o caso.
“A direção da unidade e toda a equipe manifestam profunda solidariedade à família neste momento delicado e reafirmam o compromisso com a ética, a humanização e a segurança no atendimento, colocando-se à disposição dos órgãos competentes para assegurar a transparência de todas as ações”, diz o comunicado.
O MPAC (Ministério Público do Estado do Acre) pediu informações à secretaria também para apurar o caso e “adotar as medidas cabíveis”.
