Assessoria/LD
Nesta quinta-feira (9) os prefeitos Ildomar Carneiro Fernandes, de Alcinópolis, e Rogério Rosalin, de Figueirão, ambos acompanhados de suas equipes técnicas, se encontram para discutirem sobre o consórcio entre os dois municípios para que seja realizada a gestão integrada de resíduos sólidos (Lixo) urbano e doméstico.
De acordo com os Planos de Gestão em Resíduos Sólidos, o consórcio entre as duas cidades possibilitará aos munícipios atender a exigência da Politica Nacional de Resíduos com destinação adequada do lixo. Para isso, os dois municípios devem estar em comum acordo para que os rejeitos de Figueirão possam ser encaminhados para o Aterro de Alcinópolis.
O prefeito Rogério, preocupado com esta questão, foi informado das providências jurídicas, bem como ações estruturais, como a criação de uma unidade de triagem e uma estação de transbordo, para que Figueirão possa atender as regras de gestão de resíduos sólidos em parceria com Alcinópolis e, desta forma, torna-se também beneficiário do ICMS ecológico.
Na ocasião foi discutido ainda o projeto de ampliação do aterro de Alcinópolis com recursos da FUNASA, que ainda não foi liberado. Com o aumento da área do aterro, em 25 anos os problemas de destinação final de resíduos sólidos de Alcinópolis e Figueirão seriam resolvidos.
Alcinópolis já possui aterro sanitário licenciado e está finalizando uma nova célula. O município aguarda um relatório técnico para saber se já poderá incluir Fiqueirão no uso dessa célula.