Termina nesta sexta-feira (12), em todo país a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A vacinação seria encerrada no último dia 28, mas foi prorrogada para que a meta fosse cumprida. As vacinas estão disponíveis em 35 mil postos espalhados pelo país e a campanha é voltada para as crianças com até 5 anos incompletos.
Para cumprir a meta do Ministério da Saúde, de imunizar 95% das crianças, ainda faltam ser vacinadas cerca de 2 milhões em todo país.
De acordo com o Ministério da Saúde, até esta quinta-feira (11), 10,8 milhões de crianças haviam sido vacinadas contra a pólio e 8,7 milhões contra o sarampo, o que representa 85% e 79,8% do público-alvo, respectivamente.
A vacina contra a poliomielite deverá chegar a 12,7 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade incompletos. A medida tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos desde 1990. A vacinação contra o sarampo é voltada para crianças entre 1 ano e 5 anos de idade incompletos. Devem ser vacinadas 10,9 milhões de crianças com a tríplice viral.
Alérgicos serão vacinados depois
Crianças com alergia a leite de vaca deverão ser vacinadas contra sarampo em uma data posterior, ainda não anunciada pelo Ministério da Saúde. Isso porque foi constatada a presença de lactoalbumina hidrolisada na vacina fornecida pelo laboratório Serum Institute of India, que pode desencadear uma reação alérgica nas crianças.
(Com informações da Agência Brasil)