VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
05/11/2016 07:39:00
Campanha de vacinação será realizada no próximo fim de semana em São Gabriel

Luma Danielle Centurion

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (11) e sábado (12), São Gabriel do Oeste receberá uma campanha de doação de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea, que acontecerá na unidade de saúde do Redondo, no Centro da cidade.

Segundo informações do site Veja Folha a ação será realizada pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Hemosul.

A expectativa é que a campanha colha em torno de 220 bolsas de sangue e que mais uma vez a população mostre que a solidariedade está no sangue e faça da ação um sucesso como a última realizada no município, em maio deste ano, quando em torno de 50 doadores tiveram de ser dispensados por não haver mais bolsas disponíveis para captação e coleta de sangue, onde na ocasião 208 bolsas de sangue foram coletadas.

Ao todo, 30 profissionais da secretaria municipal de Saúde e Hemosul devem trabalhar na campanha, que iniciará na sexta-feira, às 13 horas, seguindo até as 17 horas e seguirá no sábado, atendendo aos doadores das 07h às 11 horas.

Critérios para a doação:

• Estar munido de documento oficial com foto; • Ter idade entre 16 e 69 anos, onde menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis; • Pesar 55 kg ou mais; • Estar bem alimentado, evitando alimentos com excesso de gordura; • Não ter doado sangue no período mínimo de dois meses para homens, três meses para mulheres e seis meses para idosos. Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.