VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
27/03/2013 09:00:00
Censo Sócio-econômico e Agropecuário é aplicado no Assentamento Campanário em São Gabriel
Segundo a secretaria todos os 132 lotes do assentamento serão visitados durante os meses de março e abril

Assessoria/AB

Foto: Victor Currales e Araccelly Carvalho
\n A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste – MS, através da secretaria municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente está aplicando o censo sócio-econômico e agropecuário no Assentamento Campanário. Segundo a secretaria todos os 132 lotes do assentamento serão visitados durante os meses de março e abril. Aproximadamente 80 lotes já receberam a visita dos aplicadores do censo.

De acordo com a secretaria o censo está sendo aplicado pelos alunos do curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual São Gabriel. Ao todo são 26 alunos do curso que estão em campo para realizar o censo. Esses alunos recebem treinamento, capacitação e monitoramento do diretor do departamento de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente Lucas Gabriel Prospero Giacon e também pela técnica em Gestão Ambiental Marciene Marjorie Maffissoni.

Ainda segundo a secretaria, recentes indicadores de desenvolvimento revelam certa precariedade e até fragilidade na capacidade de sustentabilidade no que diz respeito ao processo de desigualdade sócio-econômica dos produtores. Essa situação acaba se tornando ainda mais complexa, visto que o desenvolvimento rural do local está competindo cada vez mais com o mercado interno de produtos.

Para o diretor do Departamento o censo irá revelar os principais pontos de estreitamento e as possíveis soluções para os problemas. “Os problemas existem e precisamos buscar soluções eficientes. O censo vai permitir elaborar um projeto voltado a destacar o desenvolvimento econômico do local, vai apontar as principais atividades desenvolvidas, visando reduzir a dispersão e a multiplicidade de esforços dos assentados”, afirmou Lucas.nbsp;

O censo visa ainda integrar o colégio técnico a extensão rural; avaliar a situação sócio-econômica dos produtores; levantar a quantidade de bovinos nos lotes; destacar as principais atividades desenvolvidas; além de avaliar o grau de satisfação dos produtores com a atividade agropecuária e determinar futuras ações públicas.

A previsão da secretaria é que o projeto seja finalizado até meados de julho, quando serão feitos os levantamentos das informações coletadas no censo e a divulgação dos resultados e conclusões. Ao término do censo, os alunos receberão certificados pela participação no projeto. \n \n