Da assessoria/LD
Na manhã desta terça-feira (8), a Câmara Municipal de Alcinópolis realizou Sessão Itinerante no distrito Vila Novo Belo Horizonte e aprovou por unanimidade o projeto de Lei 010/2015 para a criação e denominação de uma escola independente, com a proposta de Educação do Campo. Desta forma, a extensão da Escola Municipal Alcino Carneiro deixará de existir e dará lugar a Escola Municipal Miguel Antônio de Moraes.
A decisão chegou até os vereadores depois de uma audiência pública realizada pela Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no dia 20 de novembro com os moradores da localidade, profissionais e alunos. Na ocasião, ambos definiram a mudança, agora aprovada pelos vereadores.
A Escola do Campo é aquela situada em área rural ou área urbana que atende predominantemente populações do campo. Estas escolas têm autonomia para elaborar seu próprio projeto pedagógico, no entanto, no caso da Vila Novo Belo Horizonte, vai funcionar em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Alcinópolis.
Durante a sessão, a Secretária Municipal de Educação, Sara Geraldi, agradeceu ao Prefeito Ildomar Carneiro Fernandes, aos vereadores e, principalmente, aos pais dos alunos e moradores do local. “Peço a todos vocês que agora tragam mais alunos para a escola e, acima de tudo, que os pais estejam sempre presentes na vida escolar de seus filhos”, disse.
Sara falou também sobre a construção dos novos banheiros, um dos requisitos para que a Escola do Campo fosse implantada na Vila Novo Belo Horizonte. “Os banheiros estão praticamente prontos e estamos dependo apenas do empenho da empresa responsável pela obra para que tudo seja entregue em breve”, explicou.
Em suas palavras, o vereador Aloísio Pereira (PMDB) desejou que a escola cresça sempre mais e que os alunos de hoje se tornem grandes profissionais no futuro. “Parabéns aos gestores e, principalmente, a esta comunidade que não desistiu deste sonho”.
Já o vereador Ney Pereira (PSDB), mesmo esperançoso com a nova escola que vai surgir, mostrou-se preocupado com os investimentos que deverão ser realizados no local. “A Escola do Campo demandará mais gastos, com profissionais, por exemplo. Para isso, será necessária uma parceria bem estabelecida com a Prefeitura de Alcinópolis e muito cuidado para que os recursos destinados para este local não sejam desviados para outras ações”, falou o vereador.
Participaram também da sessão o chefe de gabinete e secretário municipal de Assistência Social, Luziano Furtado, o secretário municipal de Desenvolvimento, Elisberto Martins Rezende, além do diretor da Escola Municipal Alcino Carneiro, João Silva, diretor de esporte, Aldo Oliveira e o maestro da Banda Musical Iulle Martins Rezende, Jackson de Oliveira.