VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
12/12/2014 10:30:00
Com foco na redução do déficit carcerário governo inaugura ampliação de semiaberto

Notícias MS/LD

Foto: Agepen

A ampliação e reestruturação do Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto, Aberto e Assistência ao Albergado, mais uma obra concretizada por meio do Projeto Colmeia, desenvolvido pela Sejusp/MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), será inaugurada na segunda-feira (15), às 14 horas.

A unidade recebeu obras de reestruturação, reforma de banheiros e do sistema de esgoto e teve a capacidade ampliada de vinte e quatro para cinquenta e dois internos. Além disso, o Estabelecimento Penal ganhou uma portaria mais segura e muralha em volta de todo o presídio, possibilitando um tratamento mais digno e humanizado aos reeducandos e maior segurança aos servidores.

A reestruturação realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário conta com a parceria do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Prefeitura de Naviraí e Conselho da Comunidade local, além do apoio do Frigorífico Fricap, empresa parceira da Agepen na ocupação de mão de obra prisional.

A inauguração da unidade conta com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e do diretor-presidente da Agepen, coronel Deusdete Oliveira Filho.

Mais vagas e inaugurações

Também na segunda-feira, às 8 horas, o secretário Jacini e o coronel Oliveira inauguram em Rio Brilhante a ampliação do Presídio Masculino, que terá a capacidade ampliada em mais 100 vagas. Na quarta-feira (17), será inaugurada a nova Unei (Unidade Educacional de Internação) Tia Aurora, de Três Lagoas. Com capacidade para setenta internos a obra, feita em parceria com o governo federal, recebeu investimentos de R$ 90 milhões.

Quinta-feira (18), o secretário inaugura, com a presença do governador André Puccinelli, a ampliação do Presídio Ricardo Brandão, de Ponta Porã, para mais noventa internos. No local, um terceiro bloco para mais 120 detentos está em construção e deve ser entregue até início do ano que vem. No mesmo dia, às 15 horas, acontece em Jardim a inauguração do novo bloco com dez celas do Presídio Máximo Romero, com capacidade para noventa internos, salas de aula e de administração.

As inaugurações da Agepen encerram na sexta-feira (19), com a inauguração, em Dourados, do Presídio Semiaberto com capacidade para 500 detentos e investimentos de mais de R$ 6,5 milhões do Depen (Departamento Penitenciário Federal), com contrapartida do governo do Estado. A unidade possui 3.609 metros quadrados de área construída, com bloco administrativo, bloco de celas, área de vivência, quadra de esportes e estacionamentos interno e externo.

“São obras feitas com foco na redução do déficit carcerário de Mato Grosso do Sul, na melhoria das unidades penais e ressocialização dos internos”, explica o secretário Jacini, que idealizou o Projeto Colmeia com o diretor-presidente da Agepen.