VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
26/11/2025 11:24:00
Contratação de empresa para limpeza urbana pode transformar realidade de Coxim
Principais avenidas de Coxim vão ser varridas semanalmente, nos bairros a varrição vai ser quinzenal

Sheila Forato

Coxim está uma cidade feia pela falta de limpeza urbana adequada, problema que a Prefeitura vem enfrentando há meses devido à ausência de contrato com uma empresa especializada para a prestação desse serviço. Como se não bastasse, o munícipio está recebendo uma grande obra de saneamento (esgoto), que tem escavado diversas vias, contribuindo para esse aspecto de cidade mal cuidada.

Diversas regiões estão sendo escavadas para obra de saneamento (Foto: Sanesul)

Entretanto, essa realidade está perto de mudar. No próximo dia 1º, a Prefeitura de Coxim vai realizar pregão presencial para contratação de empresa especializada na prestação de serviços contínuos de limpeza urbana. A expectativa é que uma grande empresa, com estrutura adequada, vença o certame, que tem muitas exigências a serem cumpridas.

🔎 Pelo valor de quase R$ 3,5 milhões, média de R$ 291 ao mês, a nova contratada vai ter de varrer as principais ruas e avenidas de Coxim uma vez na semana. Já as vias de bairros vão ser varridas quinzenalmente. Junto com a varrição vai ser realizada capina e roçagem. O contrato prevê ainda poda de árvores quatro vezes ao ano, além de pintura no meio-fio duas vezes ao ano.

Também caberá a empresa que vencer a licitação a limpeza dos bueiros, as chamadas bocas de lobos. Após assinatura do contrato, todos os bueiros devem ser limpos num prazo de três meses. O entupimento das bocas de lobo causa transtorno à população em diversos pontos de Coxim. A maioria dos alagamentos, em alguns pontos da cidade, é causada pela falta de manutenção nas bocas de lobo. Esse é mais um serviço que nunca foi feito com regularidade no município.

A manutenção da limpeza de prédios públicos, com exceção da secretária de Educação, também vai ser de responsabilidade da nova empresa a ser contratada. A empresa vai ser subordinada à secretaria de Obras, responsável pela fiscalização dos serviços prestados. Desde o início de agosto, a Prefeitura de Coxim está limpando a cidade apenas de forma emergencial com duas pequenas equipes próprias.

Há quatro meses limpeza tem sido feita de forma emergencial (Foto: PMC)

O prefeito Edilson Magro (PP) explicou que foi realizado um estudo técnico para que a nova licitação atendesse de fato as necessidades da população de Coxim, tendo em vista que o contrato vigente até o final de julho já não refletia mais a real necessidade da cidade, pois era de uma licitação que se arrastava há mais de 12 anos.

Prefeito pede colaboração da população (Foto: PMC)

Com a nova contratação, a Prefeitura de Coxim vai fazer campanha de conscientização para que os moradores de Coxim ajudem na manutenção da cidade. O prefeito citou que hoje a Prefeitura passa limpando e no outro dia alguns moradores descartam lixo (entulhos) de forma irregular, principalmente em calçadas, porém, esse péssimo hábito está com os dias contados.

Após essa campanha, o município pretende tomar medidas administrativas, que podem resultar até em multas, contra quem faz isso. O mesmo vai acontecer com quem não mantiver terrenos baldios limpos. Vale ressaltar que a limpeza de terrenos particulares não é de responsabilidade da Prefeitura e não vão ser limpos pela empresa prestes a ser contratada.

“Não adianta fazermos a nossa parte, com uma gestão da limpeza pública eficiente, se o cidadão não faz a dele. Uma cidade bonita depende dessa parceria, da Prefeitura fazendo a limpeza e manutenção e do morador colaborando ativamente, cuidando do seu lixo e da frente da sua casa. Tenho certeza que vamos virar essa chave e em pouco tempo nossa beleza vai aflorar, mostrando que Coxim é uma das cidades mais bonitas de Mato Grosso do Sul”, apostou Edilson Magro.

Foto: Silas Ismael

🔎 Veja como você pode contribuir:

  • Colocar o lixo para fora apenas nos dias e horários certos
  • Separar resíduos recicláveis do lixo comum
  • Não jogar lixo nas ruas, calçadas, terrenos ou praças
  • Denunciar pontos de descarte clandestino