Da assessoria/LD
Entre os dias 23 e 29 de março foram capacitados mais dois agentes para a Defesa Civil de Alcinópolis. Erciliomar Furquim e Robson de Paula participaram do curso de Agente Voluntário em Proteção e Defesa Civil, realizado em Coxim, e juntam-se agora ao efetivo da Defesa Civil de Alcinópolis, composta também por Edilson Cotonete e Elisberto Martins Rezende, que também realizaram a capacitação.
Para o Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Alcinópolis, Edilson Cotonett, o curso foi um dos mais importantes para a Defesa Civil do município pois, além de noção em defesa civil, os novos agentes estão aptos a fazer os primeiros socorros em vítimas de acidente, principalmente de trânsito, até a chegada da equipe especializada para o atendimento final e remoção.
Durante o curso, foram aulas para enfrentamento em uma situação anormal de desastre, onde os participantes tiveram treinamento em primeiros socorros e capacitação em enfrentamento a incêndio florestal. Houve ainda um simulado de atendimento em acidentes automobilísticos com várias vítimas, onde os novos agentes tiveram a oportunidade de testar na prática os ensinamentos em sala de aula.
O curso foi ministrado por agentes da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso do Sul e do Corpo de Bombeiros de MS, dentro da política de fortalecimentos das coordenadorias municipais, onde participaram também agentes do município de Rio verde, Sonora, Pedro Gomes e Coxim.
A ação foi supervisionada pelo tenente-coronel Adriano Rampazo, coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso do Sul e as aulas pelos instrutores: Sandoval Leonardo Junior , 3º SGT BM Givanildo Correa e 3ºSGT BM Wanderley Alves Pinto, também da equipe da Defesa Civil Estadual e 2º SGT Santiago Silva Junior e 1º SGT Christofer Ostemberg de Oliveira, do Corpo de Bombeiros de MS.
Durante o evento da Caravana da Saúde, realizado em Coxim no dia 29 de março, os agentes tiveram a oportunidade de realizar um simulado para implementação do Sistema de Comando em Operações num cenário de desastre, com mapeamento da área e pessoas envolvidas, dentro da suposta zona do desastre. Este momento, contou com a presença do Prefeito Ildomar Carneiro Fernandes e da Secretária Municipal de Saúde, Neiva Leite Carneiro.
Todos os cursistas receberam certificados, coletes personalizados da Defesa Civil e Alcinópolis recebeu uma barraca de 25,3 mt², com 5,5 metros por 4,60 metros e altura de 2,5 metros, modelo modular Sansuy, usada em situações de desastres para abrigar pessoas desalojadas. Esta será usada para atividades das ações de Proteção e Defesa Civil de Alcinópolis.
A Defesa Civil de Alcinópolis agradece os esforços da Coordenação de Defesa Civil de Coxim, através de seu Coordenador Gilberto, pela receptividade em Coxim.