Da assessoria/LD
A Defesa Civil do estado, em uma ação conjunto com a Defesa Civil de Alcinópolis e o Corpo de Bombeiros, com o apoio da Prefeitura e da Secretária Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (Semudes), realizou o curso de Brigada Civil Contra Incêndios Rurais e Florestais.
Participaram do curso aproximadamente 30 pessoas, onde algumas delas já fazem parte da brigada voluntária do município e, na oportunidade, passaram por uma requalificação, conhecendo novos equipamentos e outras técnicas.
A Defesa Civil do estado esteve representada pelo 3º Sargento do Corpo de Bombeiros de MS, Wanderley Leonardo Pinto e agente Sandoval Leonardo Junior, além do 2º Sargento do Corpo de Bombeiros, Santiago Silva Junior.
Santiago foi o instrutor do curso e explicou que a capacitação aconteceu em virtude do período de seca, marcado por registros de muitos focos de incêndios, com o objetivo de capacitar voluntários para que possam combater o incêndio Florestal de forma efetiva.
O curso contou com palestras sobre temas como Legislação Ambiental, Noções de Primeiros Socorros, Incêndio Florestal, Materiais de Combate, além de Organização de Pessoal e Técnica e Tática de Combate a Incêndio Florestal. Foram apresentadas também demostrações e manutenção de materiais, bem como deslocamento com ferramentas. Os participantes também realizaram atividades práticas de combate à incêndios florestais.
De acordo com o secretário municipal da Semudes, Elisberto Martins Rezende (bufinha), o curso faz parte do Plano de Aplicação do ICMS Ecológico 2014, dentro do programa de combate a incêndios das Unidades de Conservação municipal e estadual, inseridas no território de Alcinópolis.
Ronaldo Pereira realizou o curso e garantiu que as aulas superaram suas expectativas. “Aprendi muita coisa nova, conheci gente nova, aprendi a trabalhar com gente experiente no assunto e eu estou muito agradecido de saber que agora posso ser um combatente”, afirmou.
O instrutor Santiago considerou a realização do curso em Alcinópolis como muito proveitosa e o empenho total dos voluntários. “Tivemos uma resposta muito boa por parte dos participantes, todos quiseram aprender e fazer as atividades práticas. Foi muito satisfatório para nós e encontrar uma equipe que está estimulada a aprender”.
Sobre o papel do agente voluntário de combate no município daqui para frente, o instrutor enfatizou que todas vez que surgir um foco de incêndio florestal, eles serão acionados. “A Defesa Civil Municipal já tem um controle de quem está capacitado e estes contará com sua ajuda no combate ao incêndio”, encerrou.
O coordenador da Defesa Civil de Alcinópolis, Edilson Cotonett, explicou que próximo passo do órgão é realizar o Plano de Contingência de Combate a Incêndios Florestais, que definirá as estratégias de ações imediatas, movimentando todos os atores que, de forma organizada,amenizam os danos que possam acontecer pelo sinistro de incêndio e atendimento imediato a possíveis vítimas.