Correio do Estado/AB
O governo do Estado e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram convênio no final de abril deste ano para identificar a estimativa populacional de Mato Grosso do Sul para o prazo de até daqui 30 anos.
Esse termo de cooperação técnica é inédito localmente e deve auxiliar a política dos 79 municípios a definir estratégias de planejamento com relação a educação, saúde e outros serviços públicos.
O trabalho de campo só deve começar no segundo semestre deste ano, quando técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) farão capacitação com técnicos do IBGE.
"Esse trabalho vai permitir uma visão de planejamento para atuar em demandas sociais de cada município. Ainda vai ser discutido o plano de trabalho e isso será provavelmente para o segundo semestre. O estudo deve ficar pronto no final do ano que vem", explicou o Eliandres Saldanha, economista e técnico da Semade.
O IBGE já realiza estimativas de população, mas ainda não conta com o apoio do Estado. Esse novo termo deve permitir que as novas estatísticas tenham resultado mais aprimorado.