Midiamax/AB
A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) aprovou resolução que trata do planejamento estratégico de justiça e segurança pública – consolidação do período de 2007 a 2014 e 2015 a 2022.
Segundo a publicação do Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (24), o documento destina-se a oferecer aos sucessivos secretários de Justiça uma ferramenta para nortear as ações voltadas para a redução da criminalidade no Estado.
O atual secretário da pasta Wantuir Jacini citou como principais crimes os de homicídio, homicídio culposo no trânsito e crimes contra o patrimônio (roubo e furto).
Ainda conforme o titular da pasta, os dados foram obtidos por meio da inteligência virtual e constam no banco de dados únicos da Sejusp, que serve de orientação para planejamento das ações policiais.
Apesar de o atual governo ter aplicado esforços por meio de investimentos na segurança pública, acrescenta, não foi suficiente para atender a complexidade dos problemas de segurança que o cidadão enfrenta.
Além disso, o plano tem o objetivo de fazer com que o próximo governo estadual priorize o enfrentamento ao narcotráfico, em virtude da vulnerabilidade das fronteiras com país produtores de drogas.
No documento, publicado no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (24), é apresentada a estrutura de segurança em MS, cenário socioeconômico, taxas de homicídios, tráfico de drogas e demais dados de segurança nos últimos anos. O plano aponta, também, iniciativas, metas e diretrizes a serem cumpridas.