Assessoria/AB
O governo do Estado e a Sanesul estão mudando a realidade de Mato Grosso do Sul. Na manhã de hoje, 12 de novembro, foram assinadas ordens de serviço e autorizações de licitação para execução de obras de saneamento em 34 municípios. Os recursos são próprios e federais e somam mais de R$ 335,6 milhões. As obras vão garantir mais qualidade de vida e saúde à população e meio ambiente preservado.
Os municípios beneficiados com os recursos são Nova Andradina, Alcinópolis, Sidrolândia, Caracol, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Aparecida do Taboado, Inocência, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Terenos, Rio Brilhante, Rio Negro, Naviraí, Aquidauana, Figueirão, Ponta Porã, Campo Grande, Pedro Gomes, Caarapó, Vicentina, Bataguassu, Corumbá, Mundo Novo, Três Lagoas, Ladário, Bonito, Camapuã, Maracaju, Paranaíba, Itaporã, Chapadão do Sul, Ivinhema e Tacuru.
Em seu discurso, o presidente da Sanesul, Victor Dib Yazbek Filho, lembrou que, a partir de 2007, a empresa de saneamento passou por transformações que consolidaram sua importância para Mato Grosso do Sul. “Esses oito anos da gestão do governador André Puccinelli vão deixar um legado para o nosso estado, possibilitando um salto histórico no saneamento, sobretudo na coleta e tratamento de esgoto”.
Em nome dos prefeitos dos municípios contemplados, o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, o “Toninho da Cofap”, agradeceu os investimentos em saneamento que a atual administração destinou a Mato Grosso do Sul nos oito anos de gestão. “É gratificante para nós, prefeitos, termos feito parte deste governo. Esses investimentos vão contribuir para uma melhor qualidade de vida da população, principalmente na área da saúde”.
O deputado estadual eleito e ex-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, destacou a meta, já superada, da Sanesul de investir R$ 1 bilhão no saneamento de Mato Grosso do Sul. “A Sanesul saiu de uma situação desacreditada em 2007 para ser hoje uma empresa financeiramente recuperada da qual tenho orgulho de ter participado”.
Ao final, o governador André Puccinelli ressaltou a importância que seu governo dá para as obras de saneamento básico. “Desde o começo, ainda na primeira etapa do PAC, fizemos questão de destinar todos os recursos em abastecimento de água às populações e coleta e tratamento de esgoto”.