CE/LD
Após as fortes chuvas registradas de sexta-feira (18) para sábado (19), Mato Grosso do Sul pode enfrentar uma tempestade intensa entre hoje e amanhã, segundo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
74 dos 79 municípios sul-mato-grossenses estão inseridos no alerta, do qual diz que há chance de chuva de 30 a 100 mm, ventos de 60 a 100 km/h e até granizo. Acerca dos riscos, o Inmet avisa para cuidado com corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Durante a madrugada do último sábado, Campo Grande registrou 98 mm de precipitação, resultando em estragos por toda a cidade.Conforme informou o coordenador de Proteção e Defesa Civil da capital, Enéas Netto,foram registradas 16 ocorrências na cidade no fim de semana, envolvendo alagamentos, vias danificadasequedas de árvores.
Entre os chamados, o de maior gravidade foi atendido na Vila Popular,ondea água do Córrego Imbirussutransbordado invadiu casas na Avenida José Barbosa Rodrigues.
No interior, também foram registradas chuvas acima dos 50 mm, com destaque para Rio Brilhante (97,2 mm), Três Lagoas (85,2 mm), Ponta Porã (71,6 mm), Itaporã (79,6 mm), Sete Quedas (71,4mm) e Santa Rita do Pardo (73,2 mm).
Apesar de diversos estragos, principalmente nos municípios da região centro-sul de MS, a Defesa Civil afirmou que nenhuma cidade solicitou apoio para atendimento após as chuvas.
Nesta manhã de quinta-feira, a capital registrou um volume, mesmo que pequeno, de chuva: cerca de 4 mm, a depender da região. A tendência é que a chuva engrosse um pouco mais durante a tarde e, principalmente, na parte da noite.
OUTONO
O outono, que dura até dia 21 de junho, é um período de transição entre o verão, que tem os meses mais quentes e úmidos na maior parte do país, e o inverno, que tem predomínio de tempo seco e passagens de grandes massas polares que podem causar queda acentuada da temperatura.
Neste período, ocorrem as primeiras incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente e que provocam uma queda gradativa das temperaturas ao longo da estação.
Além disso, os dias ficam mais curtos, as chuvas são menos frequentes e a umidade relativa do ar diminui gradativamente.
O prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) aponta que o outono de 2025 terá menor precipitação e maiores temperaturas do que a média histórica.
Segundo análises baseadas em modelos climáticos, o trimestre de abril a junho deverá apresentar características mais secas e quentes que o normal para a estação.
As projeções indicam uma tendência de chuvas abaixo da média histórica, especialmente nas regiões oeste e sudeste do estado.
Enquanto a média histórica dos últimos 30 anos para o trimestre abril-maio-junho varia entre 150 a 300 mm na maior parte do estado, as previsões apontam para volumes inferiores, principalmente na metade oeste e sudeste de Mato Grosso do Sul.