Midiamax/AB
Entre janeiro e outubro de 2015, mais de 14.640 candidatos encaminhados às oportunidades de emprego oferecidas por meio da Funtrab (Fundação do Trabalho), foram reprovados por falta de qualificação profissional.
A expectativa é de que o cenário de falta de qualificação de mão de obra, mude em breve, com a inauguração da Casa de Qualificação, na próxima quinta-feira (10) em Campo Grande.
O objetivo é aumentar as possibilidades de inserção e promover a reinserção dos trabalhadores no mercado do trabalho e outras formas de geração de emprego e renda por meio de capacitação profissional.
A Casa de Qualificação, que deve atender em média 1.800 pessoas todos os meses, oferecerá cursos profissionalizantes, de no mínimo 40 horas, nas áreas de alimentação, beleza e estética, comércio, hospitalidade, telemarketing e turismo .
O local conta com 10 salas climatizadas, 02 laboratórios de informática, 01 cozinha industrial, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e um espaço direcionado aos cursos da área de Beleza e Estética. As capacitações também serão oferecidas aos sábados e domingos.
As inscrições para os cursos estarão disponíveis a partir da data de inauguração, na quinta-feira. Podem se inscrever desempregados e/ou empregados sob risco de desocupação; trabalhadores beneficiários do Seguro Desemprego; trabalhadores beneficiários dos programas sociais; jovens que buscam emprego, ocupação e renda e empreendedores, artesãos e autônomos.
Será disponibilizado até dois cursos por candidato. Os interessados devem ter idade mínima de 16 anos completos e escolaridade de acordo com a exigida na ementa de cada curso e devem trazer RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência.
A Casa de Qualificação, que será inaugurada na próxima quinta-feira, fica na Rua 7 de setembro, 912 (entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino), no Centro de Campo Grande.