Assessoria/AB
A Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Municipal de DST/AIDS, vai realizar no mês de dezembro uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV e Sífilis e Hepatite B.
Exames como Glicose Colesterol Triglicérides também serão disponibilizados para a população do município e também aos moradores da Vila Novo Belo Horizonte. A ação marcará o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro. Programação da Campanha
No dia 12 de dezembro, das 7h30 às 11h, os profissionais da saúde estarão atendendo na Vila Novo Belo Horizonte.
Já no 13 de dezembro os exames estarão sendo realizados em Alcinópolis, na Unidade Básica de Saúde, das 07h30 às 11h e das 13h às 14h.
Dados sobre a Aids
Conforme dados do SUS (Sistema Único de Saúde), 340 mil pessoas tratam a doença no país, mas a estimativa é de que 718 mil brasileiros estejam infectados e, entre eles, cerca de 150 mil desconhecem o diagnóstico. Em Alcinópolis, a incidência de casos é maior do estado de Mato Grosso do Sul.
Sobre a data
Desde 1987, o dia 1º de Dezembro marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi instituída com objetivo de despertar a consciência da sociedade e de órgãos públicos sobre a necessidade de se adotar medidas efetivas de prevenção de novas infecções pelo HIV e reforçar a solidariedade e a compreensão para com as pessoas que vivem com HIV/AIDS