Cidades
22/04/2012 09:30:28
Relatório mostra anomalias e asfalto comprometido na duplicação da BR-364
O trecho analisado pelos técnicos da Maia Mela, está entre os km 197 e 210,4, ou seja, foram alvo dos estudos, 13 mil e 400 metros.
24HNews/PCS
\n \n Um\n relatório encomendado pela Prefeitura de Rondonópolis e pela Superintendência\n do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sobre as obras de\n duplicação do trecho urbano em Rondonópolis da BR-364, revela a existência de\n anomalias na capa asfáltica da pista que foi construída. Já a pista antiga, o\n asfalto está completamente comprometido. O documento confirma mais uma vez a\n péssima qualidade das obras bancadas com o dinheiro do contribuinte.\n \n O\n trecho analisado pelos técnicos da Maia Mela, está entre os km 197 e 210,4, ou\n seja, foram alvo dos estudos, 13 mil e 400 metros. Em suas 491\n páginas o relatório que é extremamente técnico, apresenta gráficos e fotos,\n inclusive as dos testes feitos em laboratório, confirmando a situação de\n anomalia.\n \n O\n documento foi conhecido poucos dias antes de o ex-diretor geral do DNIT, Luiz\n Antônio Pagot, fazer uma revelação bombástica: a pressão exercida pelonbsp;\n deputado federal Welington Fagundes, do Partido da República (PR), paranbsp;\n \n Segundo\n Pagot, o deputado Wellington Fagundes (PR-MT) também pressionou o Departamento\n em favor da Delta. Ele queria que o Dnit fosse menos exigente com a Delta no\n episódio do asfalto da BR-163. Pagot afirma que contrariou a empresa contratada\n para realizar a obra, anbsp; Delta,nbsp; ao questionar camada de concreto\n mais fina na estrada.\n \n O\n relatório sobre a duplicação não apresenta culpados pelas falhas na obra e deve\n ser analisados por técnicos da Prefeitura de Rondonópolis nos próximos dias,\n para que seja apontada uma solução para o reinício das obras. O documento foi\n retirado na sede da Superintendência do DNITnbsp; em Cuiabá, pelo secretário\n de Infraestrutura, Ronaldo Uramato. Desde então o próprio secretário e técnicos\n da Prefeitura analisam os dados apresentados.\n \n Técnicos\n disseram que na pista antiga a chamada base e sub-base estariam completamente\n comprometidas e teria sido cogitado até a contratação de uma espécie de\n scanner para avaliar os danos.\n \n A\n empresa responsável pela duplicação já recebeu aproximadamente 45% do valor\n total da obra. Parte dos recursos repassados pelo Governo Federal que seriam de\n medições já executadas ainda estão depositados em uma conta da Prefeitura de\n Rondonópolis e só devem ser liberados após a solução do impasse.\n \n Apesar\n de já estar de posse do relatório, o secretário de Infraestrutura evitou falar\n oficialmente sobre o assunto e que precisa de mais tempo para analisar o\n relatório.