Sheila Forato
No sábado (21), apenas 18 pais e ou responsáveis levaram filhos adolescentes – de 12 a 17 anos – para se vacinarem contra o Coronavírus (Covid-19) em Coxim. A vacinação já está aberta ao público em geral e não precisa ter comorbidade ou pertencer a algum grupo específico para se imunizar em Coxim.
A baixa procura preocupa o coordenador de Imunização, Willian Pompílio, que junto da equipe preparou um vacinaço no salão São José para imunizar a faixa etária. De acordo com ele, a secretaria de Saúde disponibilizou 450 doses da Pfizer para os adolescentes e só 18 foram imunizados, ou seja, apenas 4%.
Agora, o setor organiza outras ações para tentar atingir o público alvo. Numa delas, as escolas vão pedir por escrito autorização dos pais para vacinar os adolescentes no ambiente escolar. De terça a sexta-feira – 24 e 27 de agosto – a coordenação de imunização vai realizar ação na antiga Concha Acústica, das 18 às 21 horas, para imunizar adolescentes e qualquer pessoa maior de 18 anos que ainda não tenha tomado a primeira dose.
Paralelamente a essas ações, durante a semana, todas as unidades de Saúde tem vacinas disponíveis. Procure a unidade mais próxima da sua casa e se imunize. As doses estão disponíveis para adolescentes e pessoas com 18 anos ou mais. Se você tiver 12 anos ou mais pode procurar a rede municipal.
Conforme Pompílio, a procura dos adultos também está baixa. Ainda no vacinaço, apenas 104 pessoas com 18 anos ou mais foram imunizadas e a ação estava disponibilizando 1.450 doses apenas para os adultos. A quantidade de vacinados representa pouco mais de 7% em relação as doses disponíveis.