Midiamax/LD
Começou, nesta terça-feira (10), em Campo Grande, a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos. A imunização é gratuita e tem como objetivo proteger os animais contra a raiva, doença viral que é infecciosa e pode levar à morte do pet.
A Prefeitura planeja vacinar o maior número possível de animais para realizar o controle da doença na Capital. A ação, promovida pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), conta com servidores que percorrerão todos os bairros da cidade a fim de vacinar os animais a partir de quatro meses de idade.
A primeira região atendida é a do bairro Nova Lima. A orientação é de que haja a colaboração de todos os tutores de cães e gatos, recebendo os agentes do CCZ que estarão executando suas atividades, o que também resulta no cuidado à saúde humana, de certa forma.
As equipes do CCZ estarão uniformizadas e portando equipamentos adicionais de proteção individual (EPIs), seguindo os protocolos de biossegurança por ocasião da pandemia do coronavírus (Covid-19).
A vacina contra a raiva deve ser aplicada uma vez ao ano e, caso o animal tenha contato com um morcego, é necessário realizar o reforço, uma vez que este é o principal transmissor do vírus.