VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
02/07/2021 09:24:00
Coxim tem o menor número de casos suspeitos de Coronavírus dos últimos 70 dias

Sheila Forato

Coxim está colhendo os frutos das restrições à circulação, aliadas a contribuição da população no enfrentamento do Coronavírus (Covid-19). Além da queda no número de infectados, o município também assiste a diminuição dos casos suspeitos.

O boletim epidemiológico 464, divulgado na tarde desta quinta-feira (1º), contabilizava apenas oito casos suspeitos. É o menor número dos últimos 70 dias. Nesse período, Coxim chegou a ter mais de 100 casos suspeitos por vários dias. Em 31 de maio foi o ápice, com 136.

Para atender a demanda, a secretaria Municipal de Saúde chegou a aumentar um turno na tenda Covid, ficando aberta das 7 às 22 horas por vários dias, com pequenos intervalos de uma hora, entre um e outro.

Nesse período, a secretária Lasalette Bell chegou a falar que os profissionais estavam exaustos. Muitos tiveram de ser removidos para ajudar na tenda, deixando o atendimento geral nas unidades de saúde comprometido.

Outro fator preocupante foi com o alto índice de internados, consumindo toda a estrutura do Hospital Regional Álvaro Fontoura. Atualmente, Coxim tem apenas cinco pessoas internadas, porém, entre a segunda quinzena de maio e a primeira de junho, o número diário se aproximava de 30, quase todos os dias.

Apesar da queda, não é o momento de se descuidar, segundo as autoridades em Saúde. É preciso manter todos os cuidados que já conhecemos, quanto a higienização, uso de máscaras e distanciamento, além de tomar a vacina quando chegar a sua vez. Neste sábado (3), Coxim vai imunizar pessoas com 35 anos ou mais, das 11 às 15 horas, no salão Paroquial São José. Não vacile, vacine!