CE/LD
No dia 4 de janeiro, Mato Grosso do Sul registrou a primeira morte por Covid-19 de 2025. Além disso, nos primeiros dias do ano, apenas dois novos casos foram confirmados, ambos em Campo Grande. Os dados são do Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na última segunda-feira (13).
A vítima era uma mulher, de 65 anos, residente de Bataguassu. A doença foi notificada no dia 30 de dezembro, e ela morreu menos de uma semana depois.
Em 2024
O fim da pandemia da Covid-19 foi declarado no dia 5 de maio de 2023, por meio de um comunicado da Organização Mundial de Saúde, após 3 anos e 3 meses de emergência global. O vírus, no entanto, não parou de contaminar e fazer vítimas em todo o mundo.
Em 2024, segundo o boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no dia 19 de dezembro, 131 pessoas morreram vítimas da doença em Mato Grosso do Sul, número que representa uma queda de 40% se comparado com o ano anterior, e 11.858 casos foram confirmados.
Comparativo
O número de vítimas da doença teve queda de 40% neste ano se comparado com o ano passado, quando 219 pessoas morreram. Em comparação com 2022, a redução é mais expressiva ainda, de 89%.
Quanto ao número de casos, a queda foi de 59,4% em 2024, frente aos 29.277 casos de 2023.
Vacina
A orientação das autoridades é que as pessoas mantenham a vacinação em dia e completem o ciclo de imunização contra a Covid-19 e outras doenças.
Se atente aos sintomas!
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
Febre
Tosse seca
Perda do olfato
Perda do paladar
Falta de ar
Dificuldade para respirar
Dor ou pressão do peito
Transmissão
O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:
Tosse
Espirro
Catarro
Apertos de mão
Contato pessoal próxima
Contato com objetos contaminados
Prevenção
Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:
Vacinação contra Covid-19
Uso de máscara
Uso de álcool gel
Lavagem das mãos com água e sabão
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
Não compartilhar objetos pessoais
Ventilar ambientes
Evitar aglomerações e espaços fechados