Sheila Forato
A omissão de informações, por parte de alguns infectados pelo Coronavírus (Covid-19), pode levar ao descontrole da doença em Coxim. O alerta foi feito pelo secretário de Saúde, Franciel Oliveira, em entrevista por telefone, no final da tarde desta quarta-feira (08), ao Edição MS.
Conforme o secretário, a equipe de monitoramento do Covid-19 está encontrando dificuldades para colocar todos os contatos de casos confirmados dentro do que eles chamam de bolha. “A equipe tem relatado dificuldade de obter informações de alguns pacientes já confirmados para a doença. Eles estão omitindo os contatos pessoais que tiveram, impossibilitando 100% de monitoramento”, explicou Franciel.
Para o secretário é compreensível que as pessoas queiram manter a privacidade, cada um tem seus motivos. Porém, é importante frisar que a secretaria de Saúde também preza por esse direito, não revelando nomes de pacientes, de suspeitos e tampouco de monitorados. “A imprensa também tem colaborado nesse sentido. Alguns nomes tem sido divulgados nas redes sociais por conta de familiares, que acabam comentando que um ente foi infectado pelo vírus”, exemplificou Franciel.
Entenda como funciona a bolha
Na prática os contatos de casos confirmados são identificadas e passam a ser monitorados diariamente, com visitas e telefonemas. Em caso de sintomas, semelhantes aos gripais, o monitorado é testado para Coronavírus e orientado a continuar em isolamento domiciliar até o resultado do exame. Se der positivo o paciente vai receber o tratamento. Em caso de negativo é liberado para voltar as atividades corriqueiras. Caso o integrante dessa bolha não apresente sintomas num determinado período, geralmente de sete dias, ele também é liberado para retornar ao convívio social.
Por isso, é extremamente importante que o caso confirmado tenha a responsabilidade social de informar todos os contatos pessoais. Caso contrário, todo o trabalho que tem sido feito pelas autoridades sanitárias vão por água abaixo, assim como o cuidado por parte da população que tem atendido as orientações da secretaria de Saúde. “Vamos passar por esse momento juntos, unidos num objetivo de salvar vidas”, pediu Franciel, antecipando que está aumentando a equipe de Covid-19 e criando um call center para dar conta de toda a demanda.
Números
O Painel Epidemiológico de Coxim mostra que, nas últimas 24 horas, o município registrou um novo caso de Coronavírus, elevando para 43 os casos confirmados para a doença.
Desses, 15 são considerados curados. A principal cidade da região norte registra uma morte, ocorrida na semana passada. A vítima, um homem de 67 anos, tinha comorbidades, como doença cardíaca, diabetes e hipertensão.
Os casos suspeitos, que aguardam resultados de exames, são 38.