VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
12/08/2014 09:00:00
Lenilde Ramos lança livro “História sem nome” na UFMS de Coxim
O primeiro livro da musicista e compositora Lenilde Ramos será lançado nesta quarta-feira (13) na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), às 21 horas.

Luma Danielle

Foto: Reprodução Facebook
O primeiro livro da musicista e compositora Lenilde Ramos será lançado nesta quarta-feira (13) na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), às 21 horas. O lançamento faz parte do 3º Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas realizado durante esta semana no anfiteatro do Campus.

“História sem Nome - Lembranças de uma menina quase gêmea” tem base autobiográfica e a autora afirma que encontrou na realidade a fonte de sua literatura, pelo trabalho de muitos anos como jornalista e documentarista de vídeo. Lenilde sempre foi boa contadora de histórias e ao ouvi-las, as pessoas sempre diziam: “Sua vida é um filme”. Então, o primeiro passo foi passar para o papel a marcante experiência de ter trabalhado e convivido com uma geração de pessoas afetadas pela hanseníase, em uma época em que a medicina oferecia poucos recursos, os doentes viviam sob o peso de um preconceito milenar, confinados em colônias consideradas verdadeiros campos de concentração. O livro de Lenilde parte da história de seus pais e passa por sua infância rica e agitada, marcada pela vida no internato das freiras, a convivência com a estrada de ferro, a música, o velho cinema que ficava do lado de sua casa e uma série de coincidências que a autora vai costurando em um texto pleno de conteúdo e descrito em linguagem coloquial, cheia de humor. “História sem Nome” foi traduzido para o italiano e no mês de março passado Lenilde circulou entre as províncias da Lombardia e do Piemonte, no Norte da Itália, para divulgar seu trabalho. Foi em Turim que a autora conheceu o casal Alfredo e Monica Di Maio, da La Piave, uma empresa de Logística que desenvolve projetos humanitários ligados ao esporte e à educação. Eles se interessaram pelo livro de Lenilde e assinam o apoio cultural da segunda edição de seu livro.