Sheila Forato
Você já parou para pensar como seria o mundo sem internet? Até pode ter pensado, mas logo descartou a possibilidade por achá-la absurda. Até que um problema na empresa que fornece a internet deixa toda uma região desconectada. Foi o que aconteceu por aproximadamente três horas desta quarta-feira (14), precisamente entre as 10 e as 13 horas em cidades do norte de Mato Grosso do Sul.
O mundo parou, ou melhor, a região parou. Na principal agência bancária de Coxim os caixas eletrônicos chegaram a ser fechados. Dentro dos bancos a situação era a mesma, nenhum tipo de serviço poderia ser oferecido, pois os funcionários dependiam da internet para qualquer transação.
O empresário Joaquim Esquerdo Filho, de 49 anos, encontrou dificuldades para executar todas as tarefas da manhã. Na agencia bancária não conseguiu efetuar suas transações, na distribuidora de bebidas compras e vendas foram paralisadas, mas não para por aí. Ele não teve como finalizar a venda de gado que estava em andamento.
“No banco não consegui comprovar o pagamento e na Agência Fazendária não tive como emitir a nota fiscal. Enquanto isso todos temos que esperar”. Bom observador, Esquerdo comenta que o governo se preocupou em facilitar a vida do cidadão com a internet, “mas e o plano B para casos semelhantes”?, questionou.
Nas lojas de móveis e eletrodomésticos da região central, com a falta de internet a venda dos produtos teve que ser feita por telefone. Segundo o gerente administrativo e comercial, Manoel José Siqueira, nas vendas pelo crediário próprio foi necessário ligar na matriz, para concluir a operação. Entretanto, vendas em cartões, tanto de débito quanto de crédito não puderam ser efetuadas pela falta de internet que deixou alguns clientes incomodados.
A dona de casa Elza Vieira da Silva Neves, de 57 anos, foi até a loja comprar um micro-ondas, mas não conseguiu levar o produto pela falta de internet. Entendendo que o problema não podia ser resolvido pela empresa, ela adiou a compra para o fim do dia, mas não desistiu do produto.
Em uma loja de cama, mesa, banho e eletroeletrônicos, também no centro de Coxim, a situação não foi muito diferente. De acordo com o gerente Bruno Vespasanches, apenas vendas à vista puderam ser feitas durante todo o dia.
Serviços como recebimento de prestação, vendas em cartões, crediário, troca entre outros foram comprometidos com o sistema fora do ar, o que acarreta um prejuízo estimado em R$ 40 mil nas vendas e R$ 30 mil em recebimentos.
Nas delegacias e batalhões do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar os boletins de ocorrências não puderam ser lavrados na hora dos fatos. Para atender a demanda, os policiais tiveram que anotar os casos e passar para o sistema somente quando a internet voltou a funcionar.
A 1ª Delegacia de Polícia Civil orienta a população que em casos de delitos de menor potencial ofensivo, como pequenos furtos ou extravios, por exemplo, a vítima pode tentar acessar o site da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul pelo celular e procurar o link que redireciona o internauta para Delegacia Virtual e registrar o boletim de ocorrência.