VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
08/04/2025 07:05:00
Emergência por gripe aviária é estendida até outubro em todo o país
Portaria que estende o prazo estipulado pelo governo federal foi publicada nesta segunda (7)

CGN/LD

O governo federal prorrogou, por mais 180 dias, o estado de emergência zoossanitária em todo o Brasil por causa do vírus da gripe aviária H5N1 em aves silvestres. Por meio do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), foi publicada a Portaria nº 784 nesta segunda-feira (7) no DOU (Diário Oficial da União) para manter ações rápidas contra a doença.

A prorrogação permite que o Mapa continue com medidas de controle, libere verbas e atue junto com estados, municípios e outras entidades. A gripe aviária H5N1 é uma doença que se espalha com facilidade e pode prejudicar a produção de aves e a saúde de outros animais.

O Brasil confirmou o primeiro caso da doença em maio de 2023 em aves silvestres. Desde então, foram registrados 166 focos: 163 em aves silvestres e três em aves criadas para consumo próprio. Não há casos em criações comerciais, o que mantém o país como área livre da doença segundo a Organização Mundial de Saúde Animal.

Com a prorrogação do estado de emergência, continuam suspensos eventos com aves, como feiras, exposições e torneios. A liberação desses eventos depende de autorização dos serviços veterinários estaduais com base em avaliações de risco.

As medidas continuam valendo até outubro de 2025.