VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
10/05/2016 08:15:00
Governo entrega licença para projeto de 20 usinas fotovoltaicas
Área total é de 3.700 hectares distribuídos nos municípios de Cassilândia e Paranaíba

CE/PCS

Foto: Divulgação

Na manhã de ontem (9), o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, entregou a Licença Prévia (LP) de instalação para 20 projetos de usinas solares fotovoltaicas (que produzem energia elétrica a partir dos raios solares para distribuição e comercialização) para a empresa espanhola Solatio Energia Project Management na Região do Bolsão.

“Dentro do projeto Estado Carbono Neutro trabalhamos a mudança de nossa matriz energética (com a implantação do) e implantando o conceito de energia limpa e renovável. Já estamos agindo nesse sentido com o estímulo às usinas termelétricas de biomassa. Tem sido uma ação integrada da Semade com o Imasul para dar resposta às demandas que temos recebido de forma célere e responsável. Nosso foco agora é o da energia fotovoltaica e a entrega dessa licença é de grande importância, pois abre a perspectiva de um novo negócio para o Estado”, afirmou o secretário Jaime Verruck.

O empreendimento tem investimento previsto de R$ 7,5 bilhões na construção de 20 usinas solares fotovoltaicas em uma área total de 3.700 hectares distribuídos nos municípios de Cassilândia e Paranaíba, na região do Bolsão.

Quando concluídas, as usinas juntas terão capacidade de gerar 1200 MW (energia suficiente para abastecer 600 mil residências). O projeto, de acordo com os representantes da Solatio, Luiz Gustavo Gallo Villa e Rafael Navarro, que receberam a LP das mãos do secretário Jaime Verruck, é o maior do país. “Cassilândia e Paranaíba já são os maiores projetos da Solatio, são o maior projeto brasileiro e um dos maiores do mundo. Não é algo que deverá ficar somente no papel.”, afirmou Luiz Gustavo.