Da assessoria/LD
A Fiems realizou, na noite desta quinta-feira (29/01), no auditório Salomão Baruk, em Corumbá (MS), a aula inaugural da 2ª turma do Projeto Lapidando Talentos para a Carreira Profissional. A iniciativa atende alunos da rede pública estadual e municipal de ensino de Corumbá e Ladário, proporcionando aos jovens a possibilidade de uma carreira profissional por meio de estratégias de práticas profissionalizantes. São parceiros do projeto a Fecomércio-MS, Sebrae/MS, UFMS, IFMS e as prefeituras de Corumbá e Ladário, além de contar com o apoio da Vale e Votorantim.
Segundo o vice-presidente regional oeste da Fiems, Lourival Vieira Costa, que também é presidente do Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Corumbá), o início da 2ª turma demonstra a consolidação do trabalho. “A comunidade, pais de alunos, alunos e professores entenderam que se trata de uma ação diferenciada, que vai resultar em um futuro melhor. Prova disso é que os professores realizaram cursinho para preparar os alunos para a avaliação. Tínhamos a intenção de mexer com a educação e mexemos”, declarou.
Ele destacou que o projeto é uma excelente oportunidade para os jovens. “Temos o apoio do presidente da Fiems, Sérgio Longen, e os empresários também têm colaborado, mostrando que realmente acreditam no projeto. Isto nos deixa muito satisfeitos”, pontuou.
Alunos
Para Willian Wallace Schultz Veloso, 15 anos, será uma grande oportunidade de garantir um futuro melhor. “É um projeto que nos possibilita o estudo e curso de qualificação sem nenhum custo. Isso, com certeza vai nos ajudar muito no futuro, para que tenhamos um futuro melhor”, disse.
Regiele Cristine da Silva, 14 anos, compartilha da mesma opinião e acredita que vai conseguir melhorar o desempenho em todas as áreas. “Tenho uma visão de que essa chance só vai melhorar o meu desempenho em todas as áreas, porque vai complementar o meu ensino regular e aumentar meu conhecimento com foco na formação profissional. É uma boa oportunidade”, pontuou.
Já Caroline Sanchez da Silva, 16 anos, ressaltou a dificuldade em conseguir uma oportunidade semelhante de forma gratuita. “Estou esperançosa com o conhecimento que vou adquirir ao decorrer deste ano no Lapidando Talentos, até porque sem o fato de ser gratuito eu não teria condições de ter essa oportunidade. Então, fico feliz por estudar aqui e sei que muito será acrescentado não só na carreira profissional, mas para a vida, como questões de ética, cidadania, como ser um bom profissional e um cidadão de respeito”, afirmou.