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Educação
24/04/2025 13:09:00
Mato Grosso do Sul tem aumento de 2,4% em matrículas de tempo integral
Entre as séries, quem mais contribuiu para o resultado positivo foi a fase dos 'anos finais' que teve um avanço de 10,4% para 15,5%

CE/LD

O percentual de matrículas em jornada ampliada na educação sul-mato-grossense teve um aumento de 14,9% em 2022 para 17,3% em 2024. Os dados são do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quinta-feira (24).

Segundo informações, na pré-escola, o valor passou de 3,5% para 4,5%. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o percentual era 6,3% em 2022 e foi para 8,6% em 2024. Por fim, nos anos finais (6º ao 9º), o avanço foi de 10,4% para 15,5%.

Já no ensino médio, houve uma pequena redução: de 17,4% para 17,3% no período. O mesmo ocorreu nas creches, passando de 71,5% para 69,8%.

Em âmbito nacional, nesse mesmo período, o percentual de dupla jornada nas creches passou de 56,8% para 59,7%. Na pré-escola, o avanço foi de 12,1% para 15,6% e, no ensino fundamental, de 14,4% em 2022 para 19,1% em 2024.

O percentual do ensino médio saiu de 20,4% matrículas em 2022 para 24,2% em 2024. Se considerar todas as etapas, o aumento foi de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024.

De acordo com o Governo Federal, o programa ‘Escola em Tempo Integral’ teve 965 mil matrículas de tempo integral declaradas no ciclo 2023-2024, para a educação básica. No segundo ciclo (2024-2025), as redes pactuaram 943 mil matrículas, que ainda estão em fase de declaração até 9 de maio.

“Quando a gente cria um programa como o Escola em Tempo Integral é com base nos resultados do Censo Escolar. Os avanços em relação ao tempo integral são um esforço que temos feito com um papel de indutor, de coordenador das políticas junto aos entes federados, para construirmos juntos e alcançarmos as metas e os avanços da educação básica”, afirmou o ministro Camilo Santana (Educação).

Santana também destacou o avanço das matrículas de tempo integral no ensino médio. “Nessa faixa, a gente praticamente atingiu a meta do PNE até 2024. Temos um novo PNE com metas mais ousadas apresentadas ao Congresso para os próximos 10 anos, mas já chegamos a praticamente 23%, quando a meta era de 25%”, lembrou.