Da assessoria/LD
Para transmitir mensagem de valorização à vida, no dia 05 de setembro, o 5º Batalhão de Polícia Militar (PM), em parceria com a Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretasria Municipal de Saúde, realizou aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), para os alunos do 5º ano da escola Municipal Alcino Carneiro. As aulas têm previsão para terminar em novembro, quando os participantes receberão certificado.
Neste primeiro encontro, o instrutor Célio Roberto da Silva realizou apresentação do Proerd e orientou as crianças sobre o tema. Pela terceira vez desenvolvendo o programa em Alcinópolis, o soldado agradeceu o apoio do município. “Aqui é um dos municípios que mais investe no programa, proporcionando aos estudantes camisetas, garrafinhas, bonés, prêmios, entre outras coisas”, disse.
O Proerd é um programa Anti-Drogas, com o objetivo de propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental. “Nós somos um grupo que se preocupa com cada um de vocês. Abracem essa oportunidade”, pediu o diretor da escola, João da Silva Souza.
De acordo com o comandante da PM de Alcinópolis, sargento Idelbrando Teodoro, o Proerd é uma parceria para o bem, com a finalidade de transmitir mensagem de valorização à vida, através de ações pedagógicas estruturadas em lições sobre a importância do ser humano manter-se longe das drogas e entorpecentes. “O programa mostra que drogas e álcool não faz bem”, enfatizou Teodoro.
Além da bebida e álcool, o Proerd fala sobre o combate ao Bullying e trata de outros temas como educação no trânsito, formação de gangues e pedofilia. O chefe de gabinete, Luziano Furtado, no ato representando o prefeito Ildomar Carneiro Fernandes, pediu para que todos os alunos aproveitassem bastante as aulas. “O futuro de Alcinópolis está nas mãos de vocês”.
Além dos nomes já citados, prestigiaram a aula inaugural a secretária municipal de Educação, Sara Geraldi e a coordenadora do programa Viva Alcinópolis, de onde nasceu o Proerd no município, Maria Balbina Costa e Almeida.