Globo Esporte/LD
Mario Fernandes vê seu sonho de disputar a Copa de 2018 cada vez mais próximo de se concretizar. Após se naturalizar e se tornar oficialmente cidadão russo no ano passado, o lateral-direito ex-Grêmio, hoje no CSKA, foi convocado pelo técnico Stanislav Cherchesov para defender a seleção da Rússia. Curiosamente, o jogador ficou conhecido, em 2011, ao se negar a defender a Seleção, após ser convocado por Mano Menezes.
O jogador de 26 anos ficará à disposição do comandante para os amistosos contra a Costa do Marfim, em 24 de Março, e Bélgica, em 28 de março. Vale lembrar: o país do Leste Europeu sediará a Copa de 2018 e, por isso, não disputa as Eliminatórias do continente. Mario não é o único brasileiro a defender a Rússia. Ex-goleiro do Atlético-PR, Guilherme Marinato também já foi convocado para atuar pelo país.
O lateral se tornou cidadão russo em julho de 2016, após cumprir uma cláusula já prevista em sua renovação contratual, firmada em 2014. No CSKA desde 2012, Mario Fernandes coleciona 147 partidas, com dois gols anotados, e já sagrou-se campeão do Campeonato Russo na temporada 2012/13 e da Supercopa da Rússia, em 2013. O jogador se destacou no Grêmio, clube ao qual chegou em 2009. Em três anos, o lateral conquistou um único título, o Campeonato Gaúcho de 2010.
Em setembro de 2011, quando defendia o Grêmio, Mário Fernandes chamou a atenção de Mano Menezes, então técnico da Seleção, por suas atuações pela lateral direita. Foi convocado para o Superclássico das Américas, contra a Argentina, mas não não se apresentou para jogar pelo Brasil. Na ocasião, sua assessoria explicou que ele não tem condições psicológicas de defender a Seleção por causa de "problemas particulares responsáveis por uma alta carga de estresse".
Os 27 convocados para defender a Rússia: Goleiros: Igor Akinfeev (CSKA), Alexander Belenov (FC Ufa), Stanislav Kritsyuk (FC Krasnodar). Defensores: Victor Vasin (CSKA), Georgiy Dzhikiya, Ilya Kutepov (Spartak Moscou), Fedor Kudryashov (FC Rostov), Roman Neustadter (FC Fenerbahçe), Andrey Semenov (Terek, Grozny), Roman Shishkin (Krasnodar). Meio-campistas: Yury Gazinsky (Krasnodar), Denis Glushakov, Roman Zobnin, Dmitry Kombarov e Alexander Samedov (todos do Spartak Moscou), Alexander Golovin, Alan Dzagoev, Mario Fernandes (todos do CSKA), Alexander Erokhin (Rostov), Yury Zhirkov (Zenit), Alexey Miranchuk (Lokomotiv Moscou), Magomed Ozdoev (Terek). Atacantes: Alexander Bukharov e Dmitry Poloz (ambos do Rostov), Artem Dzyuba (Zenit), Maxim Kanunnikov (Rubin Kazan) e Fedor Smolov (FC Krasnodar).